Procurar
Publicidade

Artigo de opinião: Uma Visão Certeira para a Juventude?

A menos de um ano das eleições autárquicas, o executivo municipal divulgou, junto dos membros do Conselho Municipal da Juventude, o Plano Anual de Atividades de 2025, tendo sido objetivados o apoio à saúde mental e à empregabilidade jovem, e a promoção das literacias financeira e política – objetivos esses defendidos pela Juventude Popular de Gondomar ao longo do ano.

Bem sabendo que as principais necessidades dos jovens são contínuas, e não exponenciam em função da proximidade temporal de um determinado ato eleitoral, o sentido de oportunidade adotado pelo executivo levanta algumas dúvidas, sobretudo, por planear para dez meses o que não concretizou em três anos de mandato.

Por essa razão, e considerando quer a limitação temporal, quer o calendário escolar dos jovens gondomarenses de idade escolar, que poderá condicionar a adesão dos mesmos às atividades, a exequibilidade qualitativa (ou até mesmo, a viabilidade) do plano é questionável.

A participação política, por sua vez, parece restringir-se aos membros do Conselho Municipal de Juventude, bem como aos presidentes de associações estudantis e delegados de turma que se reúnem, anualmente, com o executivo municipal, pelo que a mesma não se encontra acompanhada de mecanismos que a promovam.

A ausência de uma Assembleia Municipal Jovem em Gondomar, e de iniciativas mais abrangentes para promover a participação política jovem tornam-se, cada vez mais, preocupantes – mais ainda do que a respetiva ausência no referido plano.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade