A propósito do Dia da Prevenção do Cancro da Mama, que se celebrou a 30 de outubro, o Município de Alijó promoveu, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Alijó, várias conversas dedicadas a esta temática.
A vereadora da Câmara Municipal responsável pelo Pelouro da Saúde, Sónia Pires, abriu a iniciativa que teve como objetivo “alertar consciências e sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce”.
Numa sessão marcada pela partilha, “O poder da informação no combate ao Cancro da Mama” foi o tema abordado pelas Enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade de Alijó, Augusta Costa e Madalena Sousa, que reforçaram a “importância da prevenção e do auto-exame da mama”.
“Partilhar é Ajudar” foi o mote para a intervenção de Sónia Lameirão, Enfermeira da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, que partilhou as duas vivências com esta doença da Associação Borboletas aos Montes.
O público presente ouviu o testemunho da artista e watercolorist Patrícia Alves, que foi diagnosticada com Cancro da Mama e que falou sobre a sua experiência pessoal e a importância de “Fazer mais aquilo que gostas”, mesmo perante esta doença.