Procurar
Publicidade

Conferência internacional vai discutir “populismo” em Valongo

A 23.ª conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa – OIDP vai trazer a Valongo, de 17 a 19 de outubro, centenas de líderes locais e regionais de 43 nacionalidades, ativistas e investigadores para debater o tema “Ameaças populistas: Construir a Resiliência Democrática com Comunidades Participativas”. Representando mais de mil cidades em todos os continentes, o OIDP é presidido pelo autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, que sucedeu no cargo ao perfeito do Rio de Janeiro em 2023.

Citado em nota do município, José Manuel Ribeiro, que em Portugal também preside à Rede de Autarquias Representativas (RAP), afirma que “a conferência ‘Ameaças populistas: Construir a Resiliência Democrática com Comunidades Participativas’ da OIDP em Valongo será um marco mundial de mobilização das cidades participativas para revitalizarem os seus sistemas democráticos em benefício dos cidadãos”.

“Valongo vai ser o local certo para discutir e apresentar propostas para construir sistemas democráticos resilientes, que deem às pessoas oportunidades reais de influenciarem a mudança nas suas comunidades, nos seus municípios e nos seus países”, acrescenta.

Cas Mudde, cientista político holandês e estudioso dos populismos, será o autor da primeira intervenção de fundo da 23.ª Conferência do OIDP. Professor e investigador na Universidade da Georgia, nos Estados Unidos da América, Cas Mudde tem-se notabilizado pela reflexão sobre o melhor modo de lutar contra as ameaças que a direita radical e os extremismos populista representam para as democracias liberais dos países ocidentais, destaca.

A sessão inaugural realiza-se esta quinta-feira, dia 17 de outubro, às 14h30, n’ A Fábrica (Rua Conde Ferreira 233, em Valongo). A sessão será aberta por José Manuel Ribeiro, Presidente do OIDP e da Câmara Municipal de Valongo, seguindo-se as intervenções de Emilia Saiz, secretária-Geral da United Cities and Local Governments (UCLG), e de filósofo político Cas Mudde.

A Conferência de Valongo será baseada em cinco eixos temáticos principais relacionados com a promoção da democracia participativa, designadamente: “Os desafios que os novos populismos colocam à democracia participativa”; “As ameaças e oportunidades da Inteligência Artificial”; “O potencial e as oportunidades da tecnologia cívica”; “As boas-práticas dos processos participativos inclusivos”; “As apostas na transparência e na governação aberta”.

Evidencie-se que toda a informação sobre a 23.ª Conferência do OIDP em Valongo está disponível no site do evento:  https://oidp2024.cm-valongo.pt/

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade