Rota do Românico promove ciclo de música medieval

Rota do Romanico cilco de musica | NOVUM CANAL
A Rota do Românico promove, no mês de outubro, um ciclo de quatro concertos de música medieval, sob o mote “O Livro do Rei”, protagonizado por Ricardo Alves Pereira.

Os concertos iniciais, com entrada livre, acontecem já em Penafiel, no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, no próximo sábado, 12, às 21h30, e na Igreja de São Tiago de Valadares, Baião, no dia seguinte, domingo, às 16 horas.

A Rota do Românico destaca que o “público terá a oportunidade de vivenciar a Idade Média através da música da época, com comentários de Ricardo Alves Pereira, membro do grupo TWB Ensemble, que interpretará a solo o programa de concerto da formação”.

Rota do rRomanico divulgacao | NOVUM CANAL
Fotografia: DR

“A união da performance historicamente informada com breves observações partilhadas sobre a música, criarão uma ponte entre cultura, repertório, músico e público” declara a Rota do Românico que destaca que “O Livro do Rei” é uma viagem ao passado através do som de instrumentos históricos”.

“Falar-se-á sobre o rei Alfonso X, o Sábio, avô de D. Dinis, e Santa Maria, a partir de várias perspetivas, com uma seleção de obras das Cantigas de Santa Maria que exemplificam a sua ligação com as gentes, a natureza, a política, o divino e, até mesmo, os músicos da era medieval”, refere a nota informativa que nos foi enviada.

Coprodução da Corda Sonora e da Rota do Românico, o projeto “O Livro do Rei – Ciclo de Música Medieval” conta com o apoio da CCDR Norte, I. P. – Norte Pontual.

A Rota do Românico é um “projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende”.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a “investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística”.

(Fotografia de destaque: DR/Rota do Românico)