A questão foi abordada pelo autarca na sequência de uma pergunta feita pelo líder e vereador da bancada do PSD, Ricardo Sousa, no período antes da ordem do dia, que questionou novamente o executivo se tinha novidades acerca da ampliação da Etar de Arreigada e se já tinha solicitado uma audiência para reunir com o secretário de Estado do Ambiente.
Quanto à questão da Etar de Arreigada, chefe do executivo paredense esclareceu que a questão foi colocada por Paredes ao município de Paços de Ferreira para se pronunciar em relação ao estado do avanço da obra.
O autarca destacou, que na informação que foi, entretanto, enviada por Paços de Ferreira para o município de Paredes é dito que no dia 02 de outubro o município de Paços de Ferreira preparou, estando pronto para ser lançado o concurso público de conceção, construção para a ampliação da Etar de Arreigada.
A informação enviada para a autarquia paredense refere, ainda, que “tendo em conta o valor da construção em causa, o município de Paços de Ferreira só está em condições de executar se houver financiamento público para o efeito”.
Aludindo ainda à informação que a autarquia recebeu, Alexandre Almeida recordou que “no dia 06 de agosto de 2024 foi publicado um aviso com código Norte 2030 de 2024/40 com uma dotação de 13 milhões e 500 mil euros, abrangendo um total de sete ações prioritárias, onde está inserida a Etar de Arreigada, que está muto aquém do necessário da intervenção a realizar”.
Na mesma informação é dito que “não obstante a insuficiência do financiamento e havendo dúvidas sobre se o município pode beneficiar deste aviso, em 09 de setembro foram solicitados esclarecimentos à CCDR-Norte”.
“Na ausência de resposta, o município de Paços de Ferreira no dia 24 de setembro intentou um pedido de esclarecimento o qual até à data ainda não obteve resposta”, refere a mesma comunicação enviada à Câmara de Paredes que esclarece que “o município de Paços de Ferreira tem vindo a diligenciar no sentido do reforço do financiamento” para que a execução da ampliação da Etar de Arreigada venha a ser uma realidade.
“A prestação de esclarecimentos solicitados e o reforço do financiamento são fundamentais para o procedimento requerido ou para que a intervenção seja realizada pela concessionária dos serviços municipais de água e saneamento de Paços de Ferreira”, reforça a informação lida por Alexandre Almeida.
Na sua intervenção, o responsável pelo executivo municipal confirmou, ainda, ter reunido, entretanto, com o secretário de Estado do Ambiente, defendendo, também, a necessidade do valor para a ampliação ser reforçado.
“É claro que já reuni com o secretário de Estado do Ambiente e nessa reunião foi alertado para esta questão, ou seja, como é que lançam um aviso de 13 milhões e 500 mil euros para sete etar´s, quando só a de Arreigada ultrapassa os 13 milhões de euros?”, questionou.
“Neste momento, estão a ver se reforçam essa verba para que se possa avançar com a obra. Sem o governo reforçar a verba é impossível fazer a ampliação”, acrescentou.