Fique informado com as últimas notícias de Paredes, Penafiel e Paços de Ferreira no NOVUM CANAL. Acesse atualizações em tempo real sobre Cultura, Desporto, Política e Entretenimento no Vale do Sousa. Não perca nenhuma novidade.
A tempestade Kirk, que afetou a região norte de Portugal e de uma “forma particularmente violenta” o concelho de Paços de Ferreira, está neste momento a afastar-se do território, tendo provocado 135 ocorrências.
A Proteção Civil Municipal de Paços de Ferreira destaca que “tratou-se do evento meteorológico mais violento e agressivo das últimas décadas no concelho de Paços de Ferreira e que resultou num total de 135 ocorrências”, com “queda de estruturas, queda de árvores, deslizamento de terras, danos em edifícios públicos e privados, destruição de um conjunto de equipamentos, danos graves na rede de distribuição de energia elétrica e de telecomunicações, entre muitas outras situações”.
Fotografia: DR
A Proteção Civil Municipal de Paços de Ferreira declara que os operacionais que estiveram no terreno foi superior a 150 pessoas, envolvendo “funcionários da Câmara Municipal e vários elementos dos Bombeiros e GNR de Paços de Ferreira e Freamunde, Cruz Vermelha de Frazão e Polícia Municipal”.
Ainda de acordo com esta entidade a reposição do fornecimento de eletricidade pela EDP permitirá a reabertura de todas as escolas do concelho esta quinta-feira.
Fotografia: DR
“Na sequência dos graves danos provocados durante a madrugada pelo vento e chuva anormalmente fortes, foram várias as zonas do concelho que ficaram privadas de eletricidade, com graves consequências para o funcionamento das escolas”, lê-se na nota informativa que a proteção civil municipal nos enviou que salienta que os “técnicos da EDP, acompanhados em permanência pelos serviços da câmara municipal, conseguiram resolver os danos causados pela tempestade nas redes de baixa e média tensão, garantindo desta forma que a energia elétrica esteja já reposta em todas as escolas”.
“Assim sendo, esta quinta-feira, todos os estabelecimentos públicos do concelho estarão a funcionar em pleno, do pré-escolar ao 12º ano”, acrescenta a proteção civil que assegura que a recolha de lixo doméstico será retomada em pleno na sexta-feira.
Fotografia: DR
“Devido à previsão da continuidade do vento, mas de forma bastante menos forte, e para evitar que alguns contentores do lixo continuem a ser arrastados para a estrada, o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos será suspenso até ao dia de amanhã, permitindo assim que, com a colocação dos sacos de lixo por parte da nossa população nestes equipamentos, o peso impeça o seu arrastamento para a via pública”, esclarece a a Proteção Civil Municipal de Paços de Ferreira que garante que na sexta-feira, o serviço de recolha de lixo será retomado na sua normalidade e que os danos provocados por esta tempestade continuarão a ser reparados ao longo dos próximos dias, privilegiando-se os que possam constituir maior perigo.