Operação Blackout: Apreendidos “54.000,00 euros em dinheiro”

PSP operacao blackout | NOVUM CANAL
Três detidos e 21 arguidos foi o resultado da operação policial no âmbito do combate aos crimes de furto, viciação e desmantelamento de veículos automóveis.  

O dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, com o apoio de diversas valências da PSP, no âmbito de uma investigação começada em 2021, destaca que iniciou no dia 16 de outubro a execução de um “conjunto de diligências processuais e operacionais com vista a desmantelar um grupo de indivíduos que com significativa expressão no litoral norte do país se dedicavam à prática dos crimes de furto, viciação e desmantelamento de veículos automóveis”.

Em resultado da operação, as autoridades procederam ao cumprimento de “três mandados de detenção e à constituição de arguido de 21 indivíduos identificados no âmbito dos crimes em investigação”.

Das várias buscas realizadas, foram apreendidos “54.000,00 euros em dinheiro, 15 telemóveis, vários equipamentos de inibição de sinal GSM e GPS, localizadores GPS e diversos equipamentos eletrónicos destinados à descodificação de veículos (máquinas de diagnóstico”.

No âmbito desta operação foram, ainda, apreendidos “computadores portáteis, tablets com software de descodificação de centralinas, adaptadores de ligação a fichas OBD), bem como várias chaves e componentes de veículos automóveis cuja proveniência se suspeita ser resultado de furto”.

A PSP adianta que foram, ainda, apreendidas “26 viaturas, uma das quais recentemente furtada e ocultada em local destinado ao desmantelamento, tendo sido preservados os meios de prova através da Unidade de Polícia Técnica e Forense da Divisão de Investigação Criminal do Porto e acautelada a acomodação daquelas viaturas em local vigiado para se proceder à respetiva perícia técnica”.

“Em causa está a prática reiterada de crimes de furto, furto qualificado, recetação, falsificação de documento e alguns crimes de burla relativa a seguros, representando já um conjunto alargado de furtos de veículos automóveis, das mais variadas marcas e modelos, ocorridos na via pública, de âmbito transregional, de elevada especialização técnica e com recurso a tecnologia sofisticada”, lê-se no comunicado que as autoridades nos enviaram.

“O acesso a uma grande maioria dos veículos furtados ocorria com recurso a dispositivos eletrónicos através de tecnologia automóvel e informática, capaz de interagir com a unidade central do veículo, descodificando e reprogramando-a a fim de garantir a sua plena utilização e subsequente ocultação para iniciar o processo de desmantelamento”, acrescenta o mesmo comunicado que reforça que “em alguns dos casos identificados no âmbito da investigação em curso, o desmantelamento das viaturas furtadas foi direcionado para a recuperação de veículos sinistrados e para a satisfação de encomendas no mercado de venda ilegal de peças e componentes automóveis”.

“Esta operação enquadra-se ainda no âmbito de uma operação de cooperação internacional, designada JAD MOBILE 7, operação esta que está a decorrer simultaneamente em vários países da EU, no período de 070000OUT24 a 182359OUT24. A JAD MOBILE 7 é já a 7.ª edição de uma ação operacional direcionada para a criminalidade automóvel, que se insere no Plano de Ação Operacional gizado no seio da prioridade relativa à Criminalidade Organizada contra a Propriedade, do projeto “EMPACT” da EUROPOL”, declara a PSP que reforça que já nas “edições anteriores, às quais a PSP se associou, foram obtidos resultados que mereceram elevado destaque por parte das entidades organizadoras”.

A PSP declara, ainda, que esta ação é liderada pela “FRONTEX, que tem como colíderes a Alemanha, Grécia, Polónia e Espanha com a participação e apoio de outros estados-membros da EU (Portugal incluído), a EUROPOL e a INTERPO”.

“Durante a operação, tem estado a funcionar em permanência um centro de coordenação da operação, no caso instalado em Varsóvia e cuja missão é a partilha de informação em tempo real, elemento-chave desta operação”, sublinha a PSP que destaca que o combate à “criminalidade automóvel ser uma das maiores apostas da PSP que se materializou na criação da Unidade Nacional de Investigação da Criminalidade Automóvel (ÚNICA) e cujos resultados foram recentemente e amplamente noticiados”.

(Fotografia de destaque: DR/PSP)