Apesar da sua ainda curta existência, o coro surgiu com o objetivo específico de “enriquecer culturalmente e socialmente as suas crianças e jovens, preparando-os para crescerem como músicos e como indivíduos, prontos para enfrentar os desafios do futuro”.
Ricardo Leão, maestro responsável pelo Amicitia Crescendo, em declarações ao Novum Canal, declara que o “Amicitia Crescendo propõe-se a desenvolver a formação musical e técnica vocal das suas crianças e jovens, capacitando-os assim de ferramentas essenciais para o seu futuro”, salientando que este é um grupo pioneiro na região, cuja primeira aula experimental será anunciada em breve.

Ainda de acordo com o maestro, o Amicitia Crescendo terá assente o seu reportório nas “melodias e ritmos tradicionais portugueses estimulando o quadro da música coral portuguesa”.
“A par, o grupo terá também oportunidade de contactar com várias épocas da história da música, explorando simultaneamente diferentes estilos, bem como interpretar arranjos originais”, disse, salientando que o corpo pretende, ainda, promover masterclasses e workshops com figuras e personalidades ligadas a esta área e com experiência no meio, assim como fomentar um intercâmbio com outros coros.

Refira-se que aulas do coro decorrerão no Recreatório Paroquial de Penafiel.
Ricardo Leão possui um “currículo amplo no âmbito da direção coral, encontrando-se a aprofundar esses conhecimentos na Universidade do Minho”.
“A sua experiência já passou pelas diferentes faixas etárias e por vários pontos do país”, lê-se na publicação oficial do coro Amicitia Crescendo.