Governo reforça atratividade do Serviço Nacional da Saúde

medicos | NOVUM CANAL
O Conselho de Ministros, reunido no dia 24 de outubro de 2024, na residência oficial do primeiro-ministro, aprovou, na quinta-feira, na generalidade dois diplomas que visam reforçar a atratividade do Serviço Nacional da Saúde.  

Neste âmbito, o Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que “aumenta o suplemento remuneratório devido aos médicos que exercem funções de autoridade de saúde com obrigatoriedade de apresentação ao serviço sempre que solicitado”.

Assim, o valor sobe dos “atuais 200 euros para os 300 euros, com retroativos a outubro de 2024, e aumenta para 400 euros a partir de janeiro de 2025”.

O Conselho de Ministros aprovou, ainda, um decreto-lei que altera o “Regime especial de contratação de médicos, na categoria de assistente, o primeiro grau da carreira médica, para agilizar e simplificar o processo de recrutamento para as áreas da Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública, centralizando-o na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS)”.

(Fotografia de destaque: DR/foto ilustrativa)