Os 5.250 metros de extensão da desafiante pista internacional da Serra da Estrela, vão receber a derradeira batalha de 2024.
O programa competitivo arrancará às 12.30 horas deste sábado, com a 1.ª subida de treinos, seguindo-a a 2.ª subida de treinos e a 1.ª subida de prova do fim-de-semana.
No domingo, o Warm-up de abertura arranca às 9.00 horas, seguindo-se a 3.ª subida de treinos e fechará, como habitualmente, com as decisivas 2.ª e 3.ª subidas de prova.
“Num fim-de-semana que poderá ser marcado muito muita chuva, o duelo pela supremacia poderá ser muito aberto, tornando difíceis previsões quanto ao favoritismo. Mesmo assim, as ‘barchettas’ da Divisão Protótipos A continuarão a ter de serem consideradas como estando na linha da frente, com um trio de respeito a alinhar à partida”, refere o comunicado que nos foi enviado.
“Uma grande novidade. Dentro da Power House, foi decidido uma troca de ‘montadas’, com Nuno Caetano a alinhar na invicta Osella PA21 S LMR 2000, enquanto Hélder Silva se instalará na baquet da Osella PA21S Evo. Abre-se assim a possibilidade de Nuno Caetano chegará ao seu primeiro triunfo à geral, mas Hélder Silva continuará a ser um dos favoritos, assim como José Correia, cuja Norma FC20 é uma arma com um potencial tremendo, com o bracarense a tudo querer fazer para chegar à segunda vitória da época”, acrescenta o mesmo comunicado.
Protótipos B: título em discussão apimenta o embate
Reside nos Protótipos B a “última discussão por um títulos. Atestando o incremento de competitividade que esta divisão revelou em 2024, Nuno Guimarães, o habitual dominador, chega à Serra da Estrela no comando do campeonato, mas sem a questão do cetro resolvida”.
O piloto do Silver Car S2 da NJ Racing é o grande favorito, mas terá de derrotar o jovem Afonso Santos (BRC B49 Evo), um forte candidato a ‘rookie do ano’.
“Afonso já venceu esta época, a exemplo do regressado Joaquim Rino (BRC B49 Evo) que também vai querer dar luta nesta última prova, juntando-se à refrega Sérgio nogueira (BRC CM05 Evo) e Luís Silva, com o famalicense a estrar-se nestas lides dos protótipos com um BRC CM05 Evo”, reforça anota informativa.
GT: Pascoal de volta para enfrentar um pelotão musculado
São 7 os GT inscritos na edição 2024 da rampa organizada pelo CAMI Motorsport e quase todos podem ousar imiscuir-se na luta pelos lugares do pódio, sendo de realçar que a maior ou menor capacidade para rodar rápido à chuva com os potentes tração traseira desta categoria se poderá transformar no ponto decisivo do embate.
“Como é óbvio, o já tetracampeão nacional Vítor Pascoal (Porsche 991.2 GT3 Cup) reúne a principal dose de favoritismo, mas tem pela frente os motivados José Rodrigues (Porsche 997 GT3 Cup) e Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 Cup), que já venceram esta época, bem como Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4”, alude o comunicado.
“Cada vez mais adaptados aos seu Porsche 997 GT3 Cup, José Carlos Pouca Sorte e Daniel Vilaça quererão estar perto dos da frente, sendo de saudar a estreia de mais um piloto espanhol nesta categoria, António Gutérriez Sanchez, num Porsche 997 GT3 Cup”, lê-se, ainda, na nota que nos foi enviada.
Turismo : possibilidade de chuva abre o leque de favoritos
Com a chuva a poder ser um fator decisivo, a tração total dos carros da Divisão Turismo 1 assume um papel que poderá ser muito importante, incrementando as possibilidades de pilotos como Daniel Pacheco e Carlos Gonçalves, que tripulam dois Mitsubishi Lancer EVO X, estarem na linha da frente da discussão do triunfo na Categoria Turismo. Nesta divisão, assinale-se ainda o regresso de Pedro Rosário (Audi S3 Quattro).
“Mas, independentemente das condições atmosféricas, o já campeão Parcídio Summavielle (Cupra TCR) terá sempre uma palavra a dizer. O fafense aponta à discussão da vitória na categoria, mas, no que concerne à Divisão Turismo 2, não aparece sozinho entre os pilotos que poderão brilhar. Paulo Silva (Audi RS3 LMS), Paulo Cardoso (Cupra TCR) e Beatriz Correia (Cupra TCR) vão querer chegar-se à frente, enquanto Vera Sequeira (Seat Leon TDi) vai continuar a sua evolução”, acrescenta a nota de imprensa.
Nos Turismo 3, “não comparece na Serra da Estrela Gonçalo Inácio, atual dominador, abrindo as portas a um duelo intenso entre Estevão Oliveira (Honda Civic Type R) e Aníbal Pinto (Renault Clio RS R3), sendo de esperar que Carlos Ferreira (Citroen Saxo), Martine Pereira (Renault Clio RS) e Rute Brás (Peugeot 206 RC) queiram espreitar a chance de ficar no pódio”.
Super Challenge: Luís Nunes em busca do pleno
Com tudo resolvido quanto ao título, o interesse na “Categoria Super Challenge reside na possível invencibilidade de Luís Nunes e do seu Skoda Fabia R5. O já bicampeão da categoria é claramente favorito e, com a previsões de mau tempo, poderá mesmo almejar lutar pelo triunfo absoluto na prova, cimentando a possibilidade quase concretizada de terminar o campeonato no terceiro posto do pódio à geral”.
Também “José Lameiro (Skoda Fabia MKII Super Car) tem este fim-de-semana uma boa oportunidade para, não só lutar pelo pódio da categoria e do Grupo SC-A, mas ainda de se imiscuir nos lugares cimeiros da geral”.
No Grupo B, os “irmãos Luís e Catarina Silva, ambos em Citroen C1, vão bater-se com Horácio Morais (Fiat Uno 45 S), esperando-se que seja muita aberta a luta pela vitória”.
“Bruno Carvalho (Citroen Saxo) tem tudo para alcançar novo triunfo no Grupo SC-C, com os restantes lugares do pódio a poderem ser alvo de acesa luta entre Jorge Costela (Citroen Saxo VTS), Pedro Cardoso (VW Golf) e Pedro Neves (Honda Civic)”, sublinha a mesma nota de imprensa.
Quanto ao Grupo SC-D, “com a transição de Luís Silva, o habitual dominador, para os protótipos, o favoritismo recai em Pedro Alves (KIA Ceed), que enfrentará forte oposição por parte de Carlos Pouca Sorte (BMW 320 SW), sendo de assinalar o regresso de José Salgado (Toyota Taris) e a participação de Luís Ferrete (BMW 316i)”.
Como habitualmente, a Serra da Estrela atrai a atenção dos monolugares, registando-se a inscrição dos FUNSPEED FS-2019 de João Saraiva e de Nuno Fazendeiro, que se vão digladiar pelo triunfo na Taça de Portugal de Monolugares de Montanha JC Group.
Clássicos: Sainhas ‘joga em casa’ e busca novo triunfo na temporada
Já com o bicampeonato conquistado, “Flávio Sainhas (Ford Escort MKI) ostenta um claro favoritismo perante a concorrência na slides do Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha JC Group. O ‘Diabo da Covilhã’ conhece o traçado como ninguém vai competir perante o seu público e tem revelado um índice de competitividade difícil de igualar”.
“Mas, o naipe de pilotos inscritos ostenta capacidade para medir forças com o favorito. Pedro Silva (VW Golf S16), bem como Ricardo Pereira, José Pedro Gomes, Fernando Salgueiro e Ricardo Loureiro, todos tripulando a versão MKII do Ford Escort, estarão na linha da frente da refrega, sendo de realçar o regresso á atividade dos veteranos Rui Gama (Austin Clubman Saloon) e Carlos Fava (VW 1303)”, reforça o comunicado.
Legends: António Barros favorito, mas Luís Delgado apresenta-se a combate
O pelotão do Campeonato de Portugal Legends de Montanha JC Group apresenta uma dezenas de pilotos inscritos para esta última prova do ano.
Já campeão, António Barros (BMW M39 quererá celebrar o título com mais uma vitória, mas terá pela frente um adversário ‘duro de roer’. Luís Delgado está inscrito na prova do CAMI Motorsport com o Mercedes 190 ex-DTM que pertence à VLB e tudo fará para levar de vencida o adversário.
A uta pelo pódio vai ser muito aberta, com Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé), Gonçalo Janeira (Citroen AX GTi) Celso Fonseca, Simplício Taveira e Pedro Cerqueira, um trio que confia no potencial dos Citroen Saxo, a terem justas pretensões ao lugar, sendo de esperar que Alberto Rodrigues (Opel Kadett), António Silva (Honda Civic) e Carlos Ramos (Peugeot 205 GTi) tudo tentem para entrar na luta.
1300: tudo em aberto quanto à vitória
O pelotão do Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group apresenta-se na Serra da Estrela com algumas ausências, entre as quais as dos pilotos que já almejaram vencer esta época. Como tal, teremos um vencedor novo – será o quarto da temporada, juntando-se a Armando Freitas, João Silva e José Salgado – que deverá sair do duo formado por Tomás Pinto (Toyota Starlet) e Eva Laranjeira (Peugeot 205 Rallye).
Será interessante de seguir o duelo entre o jovem ‘rookie’ da Famaconcret e a ‘Dama de Aço’ da MNE Sport pela primazia entre os 1300.
Numa segunda linha, estarão à espera de uma oportunidade Diana Martins (Fiat Punto 85 Sport), o estreante Luís Alcino (Citroen C1) e os homens da Divisão Clássicos 1300, José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) e Domingos Fernandes (Autobianchi A112 Abarth).
Quanto ao FPAK Júnior Team, esta última prova da temporada do troféu promovido pela FPAK revelará se Martim Gonçalves Pereira vai conseguir manter a invencibilidade, cabendo a Guilherme Silva e João Barroso tentar impedir tal feito, sendo de esperar uma contenda acesa entre os pilotos dos 3 Citroen C1 preparados pela Befast Motorsport.
(Fotografia de destaque: DR)