Este programa, segundo o município, “financia ações de comunicação, sensibilização e educação para Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos e para câmaras e empresas municipais”.
Nesta edição, o “Juntos a Reciclar ++” está centrado nas embalagens de vidro, material que enfrenta os maiores desafios na recolha seletiva e que requer uma atuação acelerada para que o país cumpra a meta de reciclagem traçada para 2025, que corresponde a 70%”.
A iniciativa “Da reciclagem do vidro se faz música e arte” chegará às escolas dos 1º, 2º e 3º ciclos de Alijó para desafiar os alunos a criar instrumentos musicais a partir destes resíduos de embalagem e a comporem canções sobre esta temática”, adianta a autarquia que salienta que “a comunidade local terá a oportunidade de participar no concurso “Do vidro se faz a arte”, submetendo pinturas originais realizadas em vidro”.
“Além disso, a Câmara de Alijó vai também promover, nas suas redes sociais e plataformas digitais, conteúdos dedicados, como quizzes e desafios sustentáveis, e atividades interativas”, reforça o município.
Paralelamente, através da ação “Vamos todos atingir as metas!”, o município de Alijó vai realizar “visitas a empresas, nomeadamente do canal HORECA, e sensibilizar para a importância da separação e deposição das embalagens de vidro no ecoponto, promovendo também o uso do sistema de recolha porta-a-porta, num incentivo ao cumprimento das metas da reciclagem de embalagens”.
Citado em comunicado, o vice-presidente da Câmara Municipal de Alijó e responsável pelo pelouro do Ambiente, Vítor Ferreira, destacou que “o caminho para a sustentabilidade passa, obrigatoriamente, pela mudança de mentalidades e dos comportamentos de cada indivíduo no seu dia-a-dia, em casa, na escola ou no trabalho”.
“A nossa parceria com a Sociedade Ponto Verde tem permitido aproximar-nos dessa meta através da implementação de ações de sensibilização e educação ambiental, tendo em vista o aumento da participação dos nossos munícipes e das nossas empresas na reciclagem”, sublinhou.
(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Alijó/Facebook/foto ilustrativa)