“A Casa da Trilobite e do Património Geológico resulta da valorização e adaptação do espaço expositivo/museológico da Casa-Museu Dias de Oliveira, tendo como principal objetivo transformar esta ‘Casa’ numa referência incontornável para divulgação, investigação e salvaguarda do importante património geológico e paleontológico da região, tanto a nível local como nacional”, salienta o autarca, citado em nota, referindo que “este projeto é o corolário do trabalho desenvolvido ao longo dos anos em torno da logomarca trilobite e do seu rasto de história”.
Destaque-se que o espaço, dedicado ao Património Geológico e Paleontológico de Valongo, conta com uma Exposição Permanente “que convida à realização de uma viagem imaginária no tempo geológico”, dando a conhecer a história geológica de Valongo e uma Sala Multiusos destinada ao estudo e investigação, com acesso a bibliografia científica e outros trabalhos desenvolvidos da região e em Portugal, nos domínios da geologia e paleontologia.
As valências da “Casa da Trilobite e do Património Geológico” incluem, também, a Sala Laboratório/Conservação e Restauro para a preparação, conservação e acondicionamento da coleção paleontológica do município de Valongo, bem como das doações de fósseis de outras entidades e particulares e também dar apoio ao estudo de novas amostras e contribuir para o conhecimento científico, pode ainda ler-se.
Destaca-se ainda o Pátio Exterior, um espaço ao ar livre, para a dinamização de atividades lúdico-educativas com uma Caixa de Areia para a descoberta de fósseis (réplicas), bem como o Jardim Paleobotânico com espécies de plantas consideradas “fósseis vivos” e o Jardim Geológico com amostras de rochas das diferentes formações geológicas do concelho.
A Casa da Trilobite e do Património Geológico está localizada na R. Dias Oliveira, 4440-452 Valongo e funciona de terça a sexta-feira: 09h30 – 12h30 / 14h00 – 17h00; Sábados, Domingos e Feriados, das 09h30 às 13h00. Na segunda-feira está encerrado.