Estão previstas 24 visitas guiadas aos espaços do novo equipamento cultural que foi recentemente inaugurado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e que pela sua “polivalência e arquitetura promete ser referência no panorama nacional da cultura e das artes”.
Assim, já esta segunda-feira, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, irá ser o primeiro a inaugurar este ciclo de visitas a este espaço.
No dia 17, será a vez da vereadora da Cultura da Câmara de Penafiel, Daniela Oliveira, fazê-lo, seguindo-se, no dia, 18, a diretora artística deste equipamento, Mónica Guerreiro.
O ciclo de visitas guiadas a este espaço prossegue no dia 19 com Hugo Pacheco, coordenador executivo do Ponto C, seguindo-se, no dia 20, Hélder Carvalho, arquiteto projetista do Ponto C.
Ainda no dia 20 Jóni Vieira, arquiteto paisagista da envolvente do Ponto C, estará neste espaço, seguindo-se Nuno Melo Sousa, no dia 21. Refira-se que Nuno melo Sousa é arquiteto, músico e programador cultural.
O Ponto C irá receber no dia 21 Hugo Pacheco, coordenador executivo do Ponto C, no dia 23 David Soares, membro do serviço de comunidade do Poto C, e no mesmo dia, Mónica Guerreiro regressará ao Ponto C.
No dia 24, Helena Bernardo, arqueóloga do Museu Municipal de Penafiel, e Maria José Santos, diretora do Museu Municipal de Penafiel, irão estar, também, no Ponto C para uma visita guiada, sendo que Mónica Guerreiro e Hélder Carvalho irão fechar, dia 25, este conjunto de visitas guiadas ao Ponto C.
As visitas agendadas para o dia 21, pelas 17h e dia 23, pelas 15h, destinam-se também, respetivamente, a “pessoas surdas ou com deficiência auditiva e a pessoas cegas ou com baixa visão, sendo acompanhadas de recursos de acessibilidade (ILGP e audiodescrição)”.
Refira-se que o Ponto C tem uma “área coberta de 2.500m2, é constituído por vários espaços diversificados, como o anfiteatro, sala principal do edifício” e tem capacidade para 400 pessoas e “condições para acolher o melhor da criação artística do país e do mundo”.
Refira-se que este equipamento foi projetado para ser um “edifício com alta eficiência energética, com elevados padrões de conforto e apresenta um estilo de arquitetura contemporânea com respeito e total integração na paisagem”.
(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Penafiel/Facebook)