A iniciativa, promovida pela Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, percorrerá 8 municípios parceiros até 1 de outubro, “com o objetivo de promover ações de consciencialização sobre as alterações climáticas e os desafios enfrentados pelas comunidades na adaptação a um futuro mais sustentável”.
Assim, durante a viagem, as equipas – Equipa Ar, Equipa Terra e Equipa Água – vão promover atividades que permitirão à população refletir sobre o impacto das suas escolhas no clima e na vida comunitária, enfrentando diversos desafios em cada município, diz a mesma fonte.
No município de Penafiel, o primeiro desafio, ReCria Móveis, consiste no restauro de mobiliário usado, promovido pelo município de Penafiel, para entregar a famílias carenciadas. O objetivo é expandir essa iniciativa, envolvendo a comunidade local na sensibilização para a economia circular e redução de resíduos. O projeto une esforços de carpinteiros e artesãos locais, além de associações comunitárias, promovendo a sustentabilidade e reutilização de materiais, refere o documento.
O segundo desafio, Regenerar Rio Cavalum, visa a preservação e recuperação ecológica de uma das margens do rio Cavalum, situado no Parque da Cidade de Penafiel, com o objetivo de sensibilizar a comunidade local para a importância da conservação ambiental. Esta iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Município de Penafiel, a Associação Cavalum e a Equipa Água, da Viagem pelo Clima.
Resumindo, as três equipas Ar, Terra e Água — vão executar diferentes rubricas para impactar nos municípios. Na Rota da Sustentabilidade Municipal vão desafiar os negociantes locais a calcular a sua pegada de carbono através da aplicação Get2ZeroforPeople. Na rubrica Climate Stories, as equipas vão visitar e entrevistar pessoas e entidades locais que se destacam pela sua contribuição para a sustentabilidade.
A equipa que vencer a competição terá a oportunidade de viajar até ao Azerbaijão, em novembro de 2024, e participar na COP 29, a conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, explica.
A viagem culminará com o regresso das equipas no dia 1 de outubro de 2024, após um percurso que abrangerá várias localidades, trazendo à tona questões cruciais sobre o clima e a necessidade de uma ação coletiva urgente, comclui.