Procurar
Publicidade

Romaria à Nossa Senhora dos Chãos celebra o “Dia Maior de Bitarães”

Todos os anos, a 8 de setembro, o lugar dos Chãos, em Bitarães – Paredes, enche-se de cor e tradição para celebrar a romaria em homenagem à Nossa Senhora dos Chãos, também conhecida como Nossa Senhora dos Campos e das Colheitas. Esta é uma devoção popular que remonta à Idade Média, com cerca de 300 anos de história, sendo considerada uma das últimas grandes romarias do verão na região do Vale do Sousa.

Conhecida como o “dia maior de Bitarães”, a festa atraiu um número significativo de devotos e curiosos, que se deslocaram ao local para prestar homenagem à santa. , venerada por conceder o pão e o vinho, símbolos das colheitas e da prosperidade. A procissão, é um dos pontos altos da festividade, tem um percurso curto, apenas à volta do largo que envolve a capela construída no século XVIII. No entanto, a curta distância não impede que o evento seja muito concorrido, com a presença de inúmeros devotos, atraídos pela fé e pela tradição.

Esta romaria é uma das cerca de sessenta festividades populares de cariz religioso que o concelho de Paredes celebra anualmente, afirmando-se como um marco importante no calendário cultural e religioso da região.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade