Apesar da situação estar a ficar normalizada no concelho de Paços de Ferreira existem ainda equipas de vigilância e de prevenção no terreno.
A autarquia refere ainda que “nestes dias trágicos, a nossa comunidade demonstrou, pelos mais diversos meios, um nobre sentido de solidariedade e companheirismo, ora lutando ao lado dos bombeiros no combate às chamas, seja manuseando retroescavadoras e outras viaturas para impedir a passagem do fogo e aliviar o acesso às zonas mais problemáticas, ou cedendo as suas casas para apoio logístico.”
O município sublinha que “foram muitos os nossos concidadãos que foram ao encontro dos bombeiros, oferecendo géneros alimentícios e bebidas às centenas de homens e mulheres que lutaram contra as chamas”.
Por parte da Câmara Municipal, “desde o primeiro momento, foram acionados os Serviços de Proteção Civil Municipal e a Polícia Municipal, além de outros colaboradores, que se mantiveram sempre no terreno, tendo sido oferecidos 750 refeições, entre almoços, jantares, lanches, pequenos-almoços e reforços noturnos”.
Numa publicação a autarquia deixa ainda agradecimentos: “Expressamos publicamente a nossa profunda gratidão às corporações de Bombeiros de Paços de Ferreira e de Freamunde à Cruz Vermelha de Frazão, GNR de Paços de Ferreira e Freamunde, sentimento extensível também a todas as demais corporações envolvidas neste combate às chamas. Deixamos uma palavra amiga e de gratidão a todas as pessoas que ajudaram a minorar este esforço, seja através da ajuda no terreno, seja através de donativos de géneros alimentícios e bebidas”.