Citada em comunicado, Maria José Marinho, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, destaca que esta medida visa “valorizar o esforço e motivar para excelência”.
A autarca explicou que esta medida vem na “sequência de outras medidas deste executivo municipal no âmbito da educação como as bolsas de estudo para o ensino superior e os transportes gratuitos para todos os níveis de ensino”.
A atribuição deste prémio é efetivada aos alunos mediante a comunicação das escolas da ordenação dos alunos e alunas no final do ano letivo, sendo que, o único fator de atribuição é a média final.
“A atribuição desta bolsa depende em exclusivo da média final dos alunos, não sendo viabilizados os fatores económicos dos agregados”, disse.
A vereadora recorda que esta medida visa valorizar o “desempenho académico do aluno em exclusivo, e ao mesmo tempo incentiva outros alunos a seguir o mesmo caminho, o caminho da excelência para que possam ter oportunidades mais vantajosas e possam fazer as suas próprias escolhas, escolher a universidade, o curso, a profissão, serem os principais decisores do seu futuro”.
Nesta perspetiva, a autarca assegura que “estes pequenos incentivos acabam por retornar para a nossa comunidade com a formação de jovens com carreiras em áreas essenciais, e que contribuem claramente para o desenvolvimento de forças de trabalho qualificadas e inovadoras e que fortalecem a economia a longo prazo”.
“Jovens que esperamos que, terminado o percurso académico, regressem à terra e sejam, também eles, motor impulsionador do desenvolvimento do concelho que os viu nascer”, acrescenta.
No total serão atribuídos “40 prémios de mérito, 15 prémios de mérito para os alunos da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto e cinco prémios de mérito para os alunos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, no que respeita aos melhores alunos a concluir o 12.º ano”.
Para os melhores alunos do 9.º ano serão atribuídos “dez prémios de mérito aos alunos da Escola Básica e Secundária de Celorico, cinco prémios de mérito aos alunos da Escola Básica da Mota e cinco prémios de mérito para os alunos da Escola Básica de Gandarela”.
(Fotografia de destaque: DR/foto ilustrativa)