O destaque da celebração foi a inauguração da ampliação do cemitério de Ourilhe e dos novos arranjos exteriores, uma obra que, segundo o presidente da Junta de Freguesia, Alberto Mesquita, integra um investimento total de cerca de 4 milhões de euros realizado apenas neste mandato. Durante o evento, que ocorreu num ambiente de confraternização no parque infantil de Ourilhe, o presidente da Junta de Freguesia fez um balanço das promessas cumpridas ao longo dos últimos anos, incluindo a renovação do parque infantil, a pavimentação da calçada de S. João e do parque do cemitério, e a colocação de railes de proteção na rua das Cortes.
“Cumpri com a minha palavra”, afirmou Alberto Mesquita, destacando que todas estas melhorias só foram possíveis graças ao bom entendimento mantido entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal. “A grande fatia deste bolo foi da responsabilidade da Câmara Municipal, nós pagamos o que podemos. Trabalhamos para vós, para o povo”, sublinhou, agradecendo ao presidente da autarquia, José Peixoto Lima, por todo o apoio dado.
O presidente da Câmara Municipal, por sua vez, elogiou a colaboração e amizade que tem com o autarca da freguesia. “Este evento tem dado contributo para o reforço de coesão entre as gentes, o espírito de pertença”, afirmou José Peixoto Lima, ressaltando que todas as obras previstas serão concretizadas e que a parceria com a Junta de Freguesia tem sido fundamental para o desenvolvimento da região.
Peixoto Lima também anunciou novas iniciativas, como a abertura de uma unidade de internamento e reabilitação no centro de saúde local, prevista para o próximo mês, e garantiu que os trabalhos de pavimentação e melhoria das infraestruturas continuarão, num investimento total de 4 milhões de euros em toda a rede viária do concelho.
O evento foi ainda marcado por um gesto de grande generosidade da anterior proprietária do terreno onde foi ampliado o cemitério de Ourilhe, que doou a área à junta após anos de negociações. A cerimónia evidenciou a importância da união e do esforço coletivo em prol do bem-estar comum, consolidando o Dia da Freguesia como um símbolo de progresso e coesão comunitária.