José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, esteve no momento do acolhimento dos professores e manifestou toda a colaboração com o Agrupamento de Escolas.
O autarca celoricense manifestou todo o apoio e desejou um ano letivo carregado de sucesso com os alunos como foco “não apenas na sua formação académica mas também no seu crescimento pessoal e social”.
O presidente da autarquia referiu que “o início de cada ano letivo é sempre um desafio, que estou certo será vivido, por todos vós, com entusiasmo e total disponibilidade para dar aos nossos alunos conhecimento mas também, crescimento pessoal e social. A educação é uma das áreas que tratamos com especial cuidado, na delegação de competências que aceitamos desde a primeira hora, assumimos o desafio de fazer mudanças, as mudanças, como sabem, começaram com a gestão das cantinas escolares e agora temos um problema de falta de recursos humanos, um défice muito superior aquele que o Estado nos comparticipa para conseguirmos gerir dignamente a educação”.
Uma situação que o autarca diz não ser impeditivo para criar as melhores condições de ensino e aprendizagem, “a educação não pode, de todo, ser negligenciada, a educação é crucial na formação da nossa comunidade e temos que continuar a articular todos os esforços para criar as condições ideais para o bom desempenho dos nossos alunos”.
O autarca que aproveitou para desejar a todos um bom ano letivo, sublinhou que “os problemas que surjam possam ser solucionados com dialogo e compreensão, e sentirmos, no final do ano letivo, com a presença de cada vez mais jovens oriundos de outros países, que todos trabalharam pelo mesmo, o sucesso do aluno em todas as dimensões”.
O sucesso do aluno mostrou ser a diretiva de todos os intervenientes na receção dos professores, evidente nas palavras de Domingos Carvalho, Diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto: “O nosso agrupamento tem uma missão não só na transmissão de conhecimentos mas também na formação integral dos nossos alunos, queremos que saiam daqui cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno, para isso conto convosco, para, em conjunto, criarmos um ambiente de ensino inovador, inclusivo e motivador. Neste novo ano, quero enfatizar a importância do trabalho em equipa e da colaboração entre todos os setores em geral do nosso agrupamento, em particular em cada uma das escolas, o sucesso dos nossos alunos, dependente de uma comunicação aberta e de um esforço conjunto entre professores, funcionários, alunos e pais, para o sucesso de cada aluno”.
A receção para os professores do 2º, 3º ciclo e secundário decorreu durante a manhã e a receção do 1º ciclo e pré-escolar, durante a tarde.