Alijó vai ter Loja do Cidadão ao abrigo do PRR

A construção da Loja do Cidadão de Alijó arranca na próxima semana com um prazo de execução de 16 meses, representando um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros.

Segundo foi divulgado pela autarquia duriense, “com a criação desta nova infraestrutura, os serviços municipais de atendimento ao público, a Autoridade Tributária e Aduaneira – Finanças e a Segurança Social passam a estar disponíveis num único espaço, localizado no centro da vila de Alijó”.

Assim, “ao fim de cerca de três anos de intenso trabalho, que incluíram a preparação da candidatura e do projeto, a junção de todos os pareceres necessários, o lançamento do concurso e a aprovação por parte do Tribunal de Contas, a empreitada está agora em condições de avançar”, realça o município, sustentando que “a nova infraestrutura vai ficar situada na Rua Dr. Henrique Pereira, junto à Igreja Matriz de Alijó, e resulta da requalificação de um edifício degradado que foi adquirido pela Câmara”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Paredes, afirma que “este é mais um investimento deste Executivo Municipal na qualidade de vida da população que passa a ter acesso a serviços de atendimento de várias entidades públicas num único local. Este investimento melhora a acessibilidade dos munícipes a serviços públicos essenciais ao seu quotidiano, passando a poder tratar de vários assuntos no mesmo espaço, com ganhos de tempo e custos de deslocação”.

José Paredes adianta ainda que a infraestrutura “poderá albergar outros serviços públicos”, sendo que a decisão de mudança cabe às respetivas entidades responsáveis por esses serviços.

Sublinhe-se que a instalação da Loja do Cidadão resulta de uma candidatura apresentada pelo Município à Agência para a Modernização Administrativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.