A Proteção Civil Municipal de Paços de Ferreira adverte para perigo de incêndio rural face às condições meteorológicas anunciadas para os próximos dias.
A autarquia destaca que de acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo “IPMA prevê-se para o concelho de Paços de Ferreira nos próximos dias 9, 10 e 11 de agosto, o Índice de Perigo de Incêndio Rural em nível muito elevado”.
A Proteção Civil recorda que nos territórios rurais é permitida a utilização de máquinas agrícolas e florestais e respetivas alfaias, apenas no período do pôr do sol até às 11h00 e desde que adotadas as necessárias condições de segurança.
“No âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, nos dias em que se verifique perigo de incêndio rural muito elevado ou máximo nos termos do artigo 69º do decreto lei nº82/2021 de 13 de outubro, nos territórios rurais, é permitida a utilização de máquinas agrícolas e florestais e respetivas alfaias, apenas no período do pôr do sol até às 11hoo e desde que adotadas as necessárias condições de segurança, nomeadamente um ou dois extintores de 6 kg cada, de acordo com a sua massa máxima e consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg; dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas, exceto no caso de motosserras, motorroçadoras e outras pequenas máquinas portáteis”, lê-se na informação que a autarquia pacense partilhou na sua página oficial.
Face a estas previsões, a Proteção Civil recomenda que evite a “exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas; mantenha-se hidratado, beba água mesmo sem sede; procure locais à sombra e climatizados; utilize roupas frescas e tenha especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crónicos”.
A mesma entidade adverte para a necessidade de se manter hidratado, informado e fresco.
A autarquia de Lousada emitiu um aviso à população, que partilhou na sua página oficial, que alerta para agravamento do quadro meteorológico
“De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para o dia 10 de agosto, sábado, um agravamento do quadro meteorológico, caracterizado por Perigo de Incêndio Rural de Nível Muito Elevado, a entre as 00H00 e as 23:59h do dia 10 de agosto”, lê-se na publicação.
O Serviço Municipal de Proteção Civil recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, “nomeadamente através da adoção de comportamentos adequados, recomenda-se a observância e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.
Também os municípios de Paredes e Felgueiras deixaram um alerta para o tempo quente que far-se-á sentir nos próximos dias com algumas recomendações que os cidadãos devem ter em conta.
(Fotografia de destaque: DR/foto ilustrativa)