A cerimónia de abertura do certame, considerada “a maior feira agrícola do norte e centro e de referência em todo o país, contará, ainda, com a presença das entidades habituais”.
Refira-se que Feira Agrícola do Vale do Sousa através dos mais de 350 expositores presentes, promove o que de melhor a região tem para oferecer múltiplas oportunidades de negócio e de diversão
Assim, um espaço superior de 30.000 m2 alberga expositores ligados à agricultura e ao “gado, e a outras inúmeras áreas de negócio, como maquinaria, agroindústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, serviços, entre outros”.
A edito deste ano volta a apostar numa programação cultural e musical diversificada.
Este ano, o cartaz integra nomes como “Piruka, Bárbara Tinoco, D. A. M. A, Wet Bed Gang, Zé Amaro, Bárbara Bandeira, Miguel Araújo, Matias Damásio e Nininho Vaz Maia a subirem ao palco principal”.
A edição deste ano conta, ainda, com artistas penafidelenses como “ Gardn, Couto 4580, Marotos da Concertina, José Moreira e Helena Fernandes. No último dia e como já é hábito, ficaremos a conhecer a Miss Agrival 2024”.
O palco “tradições” vai receber os concursos tradicionais gastronómicos e os espectáculos e performances das “gentes da nossa terra”.
“Como não poderia deixar de ser, as famosas noites da Agrival vão ser aquecidas por diversos DJ’s, são eles o Miguel Tika, Cancela, MarcosZ, Lowie, Diogo M, John Diaz, Pedro Damas, Berto Boss, Viktor More e Los Bandidos”, adianta a organização.
Durante os dez dias, além da “vertente expositiva e de animação, há ainda espaço para a 21.ª Mostra de Gastronomia Nacional, que reúne restaurantes da região e de várias zonas do país e possibilita a degustação de iguarias deliciosas e bem portuguesas, não esquecendo a restante oferta de alimentação existente no recinto”.
À semelhança das últimas edições, a organização da Agrival disponibiliza a “entrada gratuita das famílias numerosas (com três ou mais filhos) mediante apresentação do Cartão Municipal de Família Numerosa, dos bombeiros voluntários e dos idosos das IPSS´s do concelho”.
Destaque ainda para a presença da “Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que representa os 11 municípios da região: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende”.
Cada dia da Agrival é dedicado a um “destes municípios, com atenção especial ao Dia de S. Bartolomeu (24 de agosto), que pertence sempre ao concelho de Penafiel, com a Feira de S. Bartolomeu (ou Feira das Cebolas) a ocupar toda a zona envolvente do Sameiro”.
Refira-se que a Agrival teve a sua primeira edição em “1980, num modelo muito reduzido comparado com o actual”.
“Ao longo dos anos, foi sofrendo transformações, qualitativas e quantitativas, que a tornam hoje uma feira agrícola de referência em todo o país”, sublinha a organização que se refere a este certame como sendo “autossustentável e com um cariz transversal, que atrai pessoas de todas as idades e gostos”.
(Fotografia de destaque: DR/Agrival/Facebook/foto arquivo)