Ao longo dos anos, a Aveleda tem implementado diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade que, para a empresa, está assente em dois grandes pilares: a biodiversidade e as pessoas. Exemplos de ações postas em prática prendem-se com o aumento da produção própria de energia, a aquisição de viaturas elétricas, a plantação de centenas de árvores por ano ou a utilização de garrafas mais leves, medidas que contribuem para a diminuição da pegada e aumento do sequestro de carbono.
Integrada nas comunidades onde se insere, a Aveleda dispõe de 60 casas que são disponibilizadas a colaboradores ou antigos colaboradores, hoje na reforma, para sua habitação.
“A conquista da certificação B Corp é um marco significativo para a Aveleda e reflete o nosso compromisso contínuo com a natureza e a comunidade. Foi o culminar de umprocesso rigoroso e exigente que valida as nossas práticas responsáveis para uma economia mais inclusiva e sustentável.”, afirma Martim Guedes, co-CEO da Aveleda, acrescentando que “cultivamos o futuro na Aveleda desde 1870, e ao longo de cinco gerações, tudo temos feito para preservar o legado familiar que herdámos e que assenta nos nossos valores de ética, excelência e paixão”.
Com esta certificação, a Aveleda passa a integrar o movimento B Corp, juntando-se a um grupo exclusivo de empresas em todo o mundo cuja visão assenta no princípio “Make Business a Force For Good”. Através de uma redefinição do conceito de sucesso nos negócios, as empresas que integram o movimento B Corp procuram a sustentabilidade dos seus negócios integrando as variáveis de impacto social e ambiental, numa ótica de melhoria contínua e de partilha das melhores práticas.
Esta certificação é reavaliada a cada três anos, devendo a Aveleda demonstrar que as suas políticas e práticas de sustentabilidade permanecem alinhadas com os princípios do movimento B Corp e que estão a evoluir no sentido de melhorar a performance da empresa neste domínio.
“A certificação B Corp é um marco para todos nós na Aveleda. Reforça a nossa vontade em sermos melhores e, com isso, contribuirmos para uma economia mais inclusiva e sustentável. Acresce que integrar o movimento B Corp fortalece a nossa crença de que, juntos, é possível deixar às futuras gerações um mundo melhor.”, conclui Martim Guedes.
Recorde-se que a B Corp é concedida pela B Lab, uma organização sem fins lucrativos que avalia as empresas em cinco áreas de atuação: governance, colaboradores, clientes, comunidade e ambiente. Uma das missões das empresas certificadas é promover uma economia mais inclusiva e sustentável, dedicando-se ativamente a reduzir as disparidades sociais, combater a pobreza, preservar o ambiente, fortalecer comunidades e criar empregos que proporcionem qualidade, dignidade e propósito. O objetivo da B Lab é criar um movimento global de pessoas que utilizam os negócios para o bem, onde os lucros e o crescimento são meios para gerar um impacto positivo nas vidas dos colaboradores, nas comunidades e no ambiente.