A autarca paredense recordou que Paredes dispõe de cinco elementos do património que integram a Rota do Românico, o Mosteiro de Cete, a Ermida da Nossa Senhora do Vale, a Capela da Quintã e as Torres de Aguiar de Sousa e dos Alcoforados, que justificam uma visita.
“Além de promover o nosso património, o turismo e a cultura de Paredes, aproveitamos este certame para cumprimentar os munícipes e expositores de Paredes e que estão na Agrival”, disse, relevando, também, a presença da gastronomia do concelho que volta a estar representada na Agrival.
“Trouxemos o doce tremoceiro, aproveitamos para promover a Aldeia em Festa, que incluiu feira de produtos locais, gastronomia, música e a edição do Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes, assim como estamos a promover a Bienal Internacional das Artes em Madeira em Paredes que o município irá lançar esta semana”, frisou.
A autarca esclareceu que além do património edificado, o município aproveitou para divulgar o seu património imaterial.
A autarca referiu-se, ainda, à importância do município aproveitar este tipo de eventos para potenciar, divulgar e dar a conhecer aquilo que sãos as tradições usos e costumes de Paredes.
“Este ano, temos, também, uma jovem do concelho de Paredes que irá protagonizar um pequeno concerto”, frisou, recordando que o município aproveita este certame para através dos seus vários empresários e empresas dar a conhecer aquilo oque são as atividades económicas do concelho.
Duarte Pinheiro, técnico superior de turismo da Rota do Românico, relembrou que Paredes é um dos cinco municípios que integram a Rota do Românico com cinco elementos que, pelo seu valor, merecem uma visita.
“A Rota do Românico tem sempre muito gosto em acolher Paredes na Rota do Românico e nesta fantástica feira que é a Agrival”, disse, salientando que a Rota do Românico integra 58 monumentos, com dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.