Procurar
Publicidade

PSD e CDS Lousada preocupados com futuro da pista da Costilha

O PSD e o CDS7PP Lousada afirmam estarem preocupados com o futuro da pista da Costilha.

Num nota à imprensa, com a designação “A Pista da Costilha e o futuro do desporto automóvel em Lousada” PSD e CDS/PP Lousada declaram que “nas últimas semanas, alguns dirigentes do Partido Socialista de Lousada têm procurado enganar os lousadenses com inverdades sobre a posição do PSD e do CDS/PP de Lousada e dos seus autarcas relativamente ao processo da pista da Costilha e negócios anexos”.

Na mesma nota de imprensa, PSD e o CDS/PP destacam que “nunca foram contra a aquisição dos terrenos onde se encontra a pista da Costilha, nem contra a manutenção da pista na Costilha, desde que a mesma tenha futuro”.

No âmbito deste processo, PSD e CDS/PP criticam o executivo municipal, liderado por Pedro Machado, de não viabilizar uma proposta que tinha como objetivo avançar com a discussão pública sobre o futuro do desporto automóvel em Lousada.

“ Mas, porque o assunto é muito importante e envolve largos milhões de euros de encargos para o município de Lousada, propusemos uma discussão pública sobre o futuro do desporto automóvel em Lousada, proposta recusada pelo Senhor Presidente da Câmara, que preferiu continuar a negociar terrenos e a decidir sozinho. Salientamos que a urbanização não era necessária para a manutenção da pista”, avançam PSD e CDS/PP em comunicado.

“No final do último mês de julho, à pressa e sem ter a garantia de que vai adquirir todos os terrenos e as necessárias autorizações de diversas entidades públicas, o senhor Presidente da Câmara apresentou o plano de pormenor para a Costilha que prevê a construção, para já, de mais quinhentas habitações a menos de cem metros da  pista da Costilha”, acrescentam os dois partidos.

O PSD e CDS/PP lembram, ainda, que a construção de mais habitações junto á pista poderá colocar este circuito em causa.

“Alertamos que a construção de mais habitações junto à pista pode acabar com a pista da Costilha e com o desporto automóvel em Lousada.  Bastará que alguns moradores apresentem queixa contra o excesso de ruído e poderão as instâncias judiciais limitar o funcionamento da pista”, referem.

“ Veja-se o que recentemente aconteceu na autódromo do Estoril. Não é por acaso que a maioria das pistas europeias onde se realizam provas de Rally Cross se localizam longe dos aglomerados habitacionais”, reforçam ainda.

O PSD e o CDS/PP Lousada relembram que os “dirigentes e autarcas do PSD e do CDS/PP de Lousada sempre foram a favor do desporto automóvel em Lousada”.

“Há 40 anos foram ilustres militantes do PSD de Lousada, Jaime Moura e José Carlos Bessa Machado, que fundaram o Clube Automóvel de Lousada e construíram a Pista da Costilha, os mesmos que dez anos depois defenderam a construção de uma nova pista em Lustosa ou em Lousada (Santa Margarida)”, manifestam, sublinhado que “nos últimos 25 anos, todos candidatos a presidente de Câmara de Lousada pelo PSD, Francisco Barbosa, Pedro Matias, Leonel Vieira e Simão Ribeiro, defenderam a aquisição dos terrenos da atual pista da Costilha e a sua modernização, ou, em alternativa, construir uma nova pista noutro local do Concelho”.

“Se alguém pretender saber em pormenor as propostas e as posições dos autarcas da coligação PSD/CDS-PP, poderá sempre consultar as atas das sessões da Assembleia Municipal de Lousada realizadas este ano, em fevereiro, junho e julho, ou ver os vídeos das mesmas sessões no site da Câmara Municipal de Lousada”, confirmam as Comissões Políticas Concelhias do PSD e do CDS-PP.

PS afirma que “PSD/CDS não sabe o que quer para Lousada”

Contactado pelo Novum Canal, o presidente da Comissão Política do PS Lousada, Nélson Oliveira, acusa a coligação “PSD/CDS não saber o que quer para Lousada”.

“Entendemos que este comunicado só vem comprovar que a coligação PSD/CDS não sabe o que quer para Lousada, muito menos para o desporto automóvel. Existe uma verdade inquestionável: Nos últimos meses a oposição já disse tudo e o seu contrário sobre a pista da Costilha, tendo inclusive votando contra na reunião de câmara e, na Assembleia Municipal, depois de tanta discussão pública, reuniram à pressa durante 5 minutos e abstiveram-se”, refere.

“Agora, afinal, até são a favor. No futuro, tal como aconteceu com o Complexo Desportivo e com as críticas que faziam, até vão bater palmas ao que vamos fazer”, frisa.

“Os lousadenses há muito que perceberam as incongruências da oposição e para nós é assunto encerrado. O PS não tem nada mais a dizer, a não ser que o futuro do desporto automóvel em Lousada estava em risco e com a ação da CM Lousada, conseguimos salvaguardá-lo. Agora o importante é trabalhar e colocar mãos à obra”, assevera ainda.

(Fotografia de destaque: DR/PSD Lousada)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade