Segundo nota, o cortejo constituirá um autêntico museu vivo que vai envolver mais de 500 figurantes e 17 carros temáticos, incluindo três puxados por juntas de bois. Refira-se que o desfile é animado com a participação de cerca de 20 grupos e ranchos da região do Douro, acompanhados pela música das tocatas e do despique dos bombos.
Evidencie-se que o Cortejo Etnográfico será dedicado ao tema “Da Serra ao Douro”, com uma grande variedade de quadros que vão recriar o Ciclo dos Cereais, o Ciclo da Lã e do Linho, as Profissões, o Vinho, o Olival, o Casamento, a Romaria e os Caretos de Lazarim. Pela primeira vez, um rebanho também fará parte desta animação, pode ainda ler-se.
O longo desfile constituirá, a partir das 16 horas, do dia 1 de setembro (domingo), um momento único para o público recordar alguns trajes tradicionais, nomeadamente as crossas, as capuchas e outros utensílios da vida no campo.
De acordo com a autarquia, o percurso será: Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira | Av. 5 de Outubro | Av. Alfredo de Sousa | Largo de Camões | Rua Regimento Infantaria n.º 9