Assim, nos dias 5 e 6 de agosto, a vila de Nespereira, Lousada, foi palco “de um evento memorável, que marcou o regresso das tradições locais à sua comunidade”, refere a junta de freguesia em comunicado.
“A Feira Franca, que há tantos anos já não tinha a tradicional presença do gado, foi um verdadeiro sucesso, reunindo centenas de pessoas nestes dois dias repletos de atividades culturais e tradicionais”, sublinha a mesma nota.
O destaque da Feira Franca “foi o Concurso Nacional Bovinos da Raça Arouquesa, uma das mais prestigiadas competições do género no país. Além disso, um concurso específico para os produtores cinfanenses também teve lugar, promovendo e premiando a excelência da produção local. Os dois concursos foram promovidos em parceria com a ANCRA – Associação Nacional Dos Criadores Da Raça Arouquesa”, sustenta a junta.
“A retoma da tradição de trazer o gado à feira, após tantos anos de interrupção, foi recebida com entusiasmo, tanto pelos expositores quanto pelos visitantes. Esta aposta no gado dinamizou muito o comércio local, este que era o principal objetivo da Junta de Freguesia. Este foi um dia cheio de celebração, onde a comunidade se reuniu em torno das suas raízes, demonstrando o seu orgulho na herança cultural de Nespereira”, salienta a autarquia.