Foi a 15 de agosto de 1926, que nasceu esta corporação que tem vindo a desenvolver um trabalho notável “em várias frentes de intervenção, mostrando-se indispensável para a segurança das nossas populações”, como referiu o presidente da autarquia de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
Nesta cerimónia de aniversário, o presidente da autarquia recebeu honras pela formatura de guarda de honra e fez a revista à formatura acompanhado pelo comandante das forças, o Adjunto Raul Fraga.
O autarca afirmou que os bombeiros “têm um valor inestimável para a segurança e bem-estar das populações e devem ser preservados e salvaguardados por todos, entidades públicas e privadas, para que continuem a desempenhar a sua missão com o brio que sempre os caracterizou, com honra e dignidade”.
José Peixoto Lima sublinhou ainda “que é uma honra estar ao lado dos bombeiros, colaborar ativamente para o bom desempenho das funções que lhe estão intrínsecas. O voluntariado é exigente, e neste caso exige muita responsabilidade dos homens e mulheres que dão tudo para o excelente desempenho das suas funções, a todos um bem-haja”.
Nesta cerimónia foram colocadas as divisas aos bombeiros de 1ª categoria, nomeadamente a Rui Mesquita Coelho, a Ricardo Fernando da Silva Fraga, a Isabel Patrícia Gonçalves Carvalho, a Francisco José Fernando Teixeira, e a João Manuel Ferreira Sousa Machado. Luís Carlos Reis de Nazareth Canedo foi promovido à categoria de subchefe e Daniel Fernando Reis de Nazareth Canedo foi promovido à categoria de chefe.
No final da cerimónia, os bombeiros seguiram para a igreja de Britelo onde foi celebrada a Eucaristia pelos 98 anos da corporação celebrada pelo capelão, o Oficial Bombeiro de 2ª, padre Carlos Macedo. No final rumaram ao cemitério para prestar honras aos bombeiros falecidos. As comemorações terminaram com um almoço convívio no quartel-sede.