O vereador da autarquia baionense, com o pelouro do Ambiente, Henrique Ribeiro, sublinha e reforça o apelo a todos os munícipes para que “contribuam para um concelho cada vez mais limpo, asseado e amigo do ambiente, adotando atitudes e hábitos responsáveis também no que diz respeito aos móveis, equipamentos e eletrodomésticos velhos que deixaram de ser usados”.
Assim, a Câmara de Baião desenvolve esta campanha, “recolhendo gratuitamente esses resíduos, para que não sejam depositados nas bermas das estradas, nas margens dos cursos de água, ou junto aos contentores para resíduos”.
Para usufruir deste serviço, “basta efetuar um pedido, por escrito, através do e-mail geral@cm-baiao.pt, por telefone, pelo número 255540500, ou ainda pessoalmente”, informa a autarquia.
A recolha é efetuada em dia e hora a acordar entre os serviços da autarquia e o munícipe, sendo que o serviço é gratuito, desde que não superior a 1100 litros diários.
“Importa lembrar que compete aos munícipes transportar e acondicionar os resíduos volumosos para local acessível à viatura de recolha e segundo as instruções dos serviços da autarquia”, sublinha o município.
Refira-se que os “monstros domésticos” são eletrodomésticos, equipamentos eletrónicos, móveis, sofás velhos, colchões e outros resíduos que, dadas as suas caraterísticas ou volume, não podem ser depositados nos ecopontos, nem no contentor para o lixo indiferenciado. No entanto, podem e devem ser encaminhados para reciclagem.