Dirigido a entidades públicas e privadas, o serviço de Apoio Técnico Especializado de Gestão de Resíduos da Lipor encerrou o primeiro semestre de 2024 com 50 novas implementações abrangendo um universo de 29.934 pessoas.
Destacam-se o desenvolvimento de ações diversas que incluíram a instalação de mais de 6.930 equipamentos para a promoção da reciclagem, a dinamização de 102 ações de sensibilização e mais de 180 horas de formação.
Fotografia: DR
Entre outras atividades empreendidas durante este período, a Lipor em articulação com os Municípios Associados prestou “consultoria especializada em eventos de grande dimensão nomeadamente a ComicCon, o TEDxPorto, a Queima das Fitas do Porto e o Porto Beer Fest, o que resultou na entrega estimada de cerca de 32 toneladas de materiais para a reciclagem, permitindo evitar a emissão de 24.722 Kg de CO2 equivalente”.
“Além das novas implementações é premissa do serviço manter o acompanhamento e a monitorização contínua o que resultou em cerca de 50 monitorizações e mais de 68 horas de trabalho efetivas junto de entidades com sistemas de boas praticas de gestão de resíduos já implementadas”, refere o comunicado que nos foi enviado.
O Apoio Técnico Especializado disponibilizado pela Lipor apresenta-se como uma “oferta de proximidade, assente numa abordagem simples, mas ambiciosa e criteriosa, que muda a realidade da gestão de resíduos das instituições, tornando-a comum e sustentável”.
Fotografia: DR
Refira-se que a Lipor é a entidade responsável pela “gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde”.
A Lipor trata anualmente cerca de “500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes”.
A nível nacional, a Lipor pretende ser “impulsionadora da temática da economia circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes”.