“Do Nosso Acervo” mostra a arte da Cooperativa Árvore

A Cooperativa Árvore vai apresentar de 10 de agosto a 7 de setembro a Exposição “Do Nosso Acervo” que irá exibir os principais “tesouros” que estão guardadas nesta instituição cultural que é uma referência da cidade do Porto.

Saliente-se que a sala 1 vai estar reservada a grandes telas, a sala 2 ao desenho e a sala 3 a múltiplas obras em bronze.

Segundo divulgou a Cooperativa Árvore, “o público poderá contemplar obras de artistas como Gerardo Burmester, Júlio Resende, Nikias Skapinakis, Zulmiro de Carvalho, Luísa Gonçalves, Lima de Carvalho, Nuno Barreto, Catarina Baleiras, António Quadros Ferreira, José Rodrigues, Pedro Tudela, entre outros”.

Ainda de acordo com os responsáveis, “desde os primeiros anos até aos dias de hoje, na Cooperativa Árvore, dedicamos uma atenção muito especial ao nosso acervo de obras de arte. Sabemos – a história desta casa prova-o – que um grande número de artistas, em muitos casos, vindo a atingir grande dimensão e reconhecimento no nosso panorama artístico, iniciaram o seu percurso, ainda muito jovens, com a sua primeira exposição individual, nestas nossas salas”.

A Cooperativa adianta ainda que “na maior parte dos casos, a constituição deste acervo, resulta do acordo entre a Árvore e os artistas, no âmbito de muitos projetos realizados em conjunto e que resultaram, em muitos casos, de um entendimento e do reconhecimento, por parte dos artistas, cedendo à cooperativa, obras de arte da sua autoria. Justo será afirmar que, em muitos momentos, o acervo da Árvore, foi fundamental na contribuição para a resolução de alguns momentos de dificuldade financeira que a cooperativa, ao longo dos anos, viveu, e que, através de algumas iniciativas, como leilões ou promoção especial de vendas, fomos ultrapassando”.

A terminar, referem que “muito da nossa história passa pelas obras do nosso acervo. Uma parte dessa história está patente nestas salas, numa seleção de particular qualidade e interesse, em que nos sentimos especialmente engrandecidos, pela muita grandeza dos artistas aqui representados”.