A informação foi avançada pelo próprio presidente do CB de Penafiel, Sérgio Rodrigues, ao programa do Novum Canal, Desporto Total, conduzido por Pedro Moreira, que confirmou que o extremo internacional português retorna, assim, ao seu clube de formação dez anos depois.
O atleta, que esteve também nos estúdios do Novum Canal, mostrou-se grato pela possibilidade de voltar a jogar num emblema que conhece bem e com o facto de ajudar o CB de Penafiel a afirmar-se no basquetebol, mobilizar os adeptos e a cidade.
“Acabei o meu mestrado, consegui formar-me enquanto joguei basquetebol profissional, mas tive de tomar uma decisão a longo prazo e seguir a minha carreira pela formação já não me possibilitava jogar profissionalmente. Existiam outras hipóteses que poderia conciliar com o trabalho, mas sempre disse que queria acabar a minha carreira no Clube Basquetebol de Penafiel. Tenho uma grande ligação à cidade e quero trazer tudo o que aprendi enquanto estive noutros clubes. Voltar dez anos depois ao CB de Penafiel é uma responsabilidade acrescida e um gosto maior. Estive em clubes como o Oliveirense, o Esgueira, o Porto, aprendi muito e o meu grande objetivo é trazer o que aprendi e tentar ajudar o CB de Penafiel a crescer, a ter mais atletas, a mobilizar as pessoas, o basquetebol e mobilizar a cidade”, expressou Henrique Barros.
Sérgio Rodrigues admitiu que o regresso de Henrique Barros Clube Basquetebol de Penafiel será a maior contratação de sempre do clube.
“Isto demonstra a pessoa que é o Henrique Barros. Estamos a falar de um atleta que está no auge da carreira dele. Teve outras propostas, mas o seu altruísmo em dar algo ao clube fá-lo estar com o Clube de Basquetebol de Penafiel. Ele representa muito para o clube. Para o Clube de Basquetebol de Penafiel ter um atleta como o Henrique Barros é também uma responsabilidade acrescida e esperamos estar a altura para o acolher bem. Queremos também envolver as pessoas, promover e projetar a modalidade, voltar a encher o pavilhão”, frisou.
Projetando aquilo que serão os objetivos do clube para esta temporada, Sérgio Rodrigues destacou que existe mais um ou dois atletas que poderão regressar e ajudar o CB de Penafiel a ser mais competitivo.
“Tudo iremos fazer para tornar a equipa mais competitiva, mas queremos fazê-lo de forma natural”, declarou.
Quantos aos objetivos desportivos que pretende alcançar, Henrique Barros reiterou que o seu regresso ao clube passa por ajudar o CB de Penafiel a ser mais competitivo.
“Espero que o meu regresso seja uma motivação para todos. Iremos trabalhar para projetar o clube de forma sustentável. O desporto é muto mais que competição, o desporto é paixão pela modalidade. Estive na Liga e na Proliga, mas sempre encarei o trabalho da mesma forma e o profissionalismo é um bocado isso, encarar as coisas com seriedade. Estou muito feliz por regressar dez anos depois”, acrescentou ainda.