De acordo com o Município de Celorico de Basto, “a jornada destacou-se pelas recriações históricas meticulosamente preparadas, que trouxeram à vida momentos significativos da Idade Média. Da encenação de momentos especiais a cenas do quotidiano medieval, os participantes puderam experimentar a história de uma forma autêntica e imersiva”.
Refira-se que os espetáculos de fogo “foram um dos pontos altos do evento, encantando o público com performances deslumbrantes que combinaram de maneira mágica a luz e calor. Artistas especializados demonstraram a arte ancestral da pirotecnia, criando momentos de verdadeiro espetáculo e encantamento”, sublinhou a autarquia.
Diversas atividades complementaram a jornada, “incluindo a realização de tertúlias, contos medievais e mercados de época, com destaque para o cortejo solene. Os visitantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com a história, aprendendo e divertindo-se simultaneamente. A degustação de iguarias inspiradas em receitas medievais foi especialmente apreciada, proporcionando uma experiência sensorial completa”.
De acordo com a Câmara Municipal de Celorico de Basto, “a edição deste ano foi especialmente significativa devido à recente requalificação do Castelo de Arnoia e também do núcleo interpretativo do Castelo e antiga Villa de Basto, instalado na antiga escola primária do castelo, foi objeto de profunda beneficiação. Estas intervenções tornaram o castelo e a sua área envolvente mais apelativo e funcional para visitas e eventos, preservando a sua integridade histórica enquanto se melhoraram as infraestruturas. Esta intervenção valorizou ainda mais o ambiente, tornando a experiência dos visitantes ainda mais cativante e acessível”.
Para José Peixoto Lima, presidente da autarquia,” a jornada medieval, vai fazendo o seu percurso de afirmação, unindo cada vez mais a população local e atraindo mais visitantes, que assim têm a oportunidade de ficar a conhecer o nosso património e a nossa história, que por estes dias é apresentada em forma de espetáculo, juntando várias centenas de pessoas neste local emblemático do nosso concelho”, concluiu.
A Jornada Medieval no Castelo de Arnoia e Villa de Basto é uma organização conjunta do Município de Celorico de Basto e Junta de Freguesia de Arnoia.