Santa Casa celebra dia mundial da segurança alimentar

No dia 7 de junho em Lamego, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego assinalou o dia mundial da segurança alimentar, destacando o trabalho diário das funcionárias da cozinha que garantem aos utentes o acesso a uma alimentação segura. Sob a orientação de uma nutricionista, a instituição mantém um controlo rigoroso da qualidade dos alimentos, visando prevenir riscos e assegurar a elegibilidade das refeições.

O provedor da Santa Casa, António Pinto Carreira, citou em comunicado que “no Dia Mundial da Segurança Alimentar, queremos destacar que esta Santa Casa cumpre todas as normas que garantem uma alimentação completa e segura, essencial para a saúde e bem-estar dos utentes. Por esta razão, as nossas funcionárias recebem regularmente formação específica sobre, por exemplo, o manuseamento higiénico dos alimentos e o aprovisionamento e tratamento térmico. No setor social, a necessidade de mudança e de adaptação a padrões mais elevados é constante.”

A celebração do dia mundial da segurança alimentar,  7 de junho, tem como objetivo inspirar ações para prevenir, detetar e gerir riscos de origem alimentar. Este esforço contribui para a segurança alimentar, a saúde pública, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável. A instituição reafirma assim o seu compromisso com a segurança alimentar e a saúde dos seus utentes, adotando práticas de elevada qualidade e higiene alimentar.

Este dia sublinha a importância de garantir que os alimentos sejam seguros para o consumo, uma prioridade essencial para a saúde e o bem-estar da comunidade.