Rock in Rio Lisboa regressa em 2026 e ficará no Parque Tejo

rock in rio Parque Tejo Lisboa | NOVUM CANAL
Foi, este domingo, anunciado em conferência de Imprensa no recinto do festival que o Rock in Rio Lisboa regressa em 2026 e muda definitivamente para o Parque Tejo.

A organização destaca que a “nova Cidade do Rock construída no Parque Tejo foi aprovada pelo público, que logo depois do primeiro fim de semana considerou melhor a mudança do festival para o novo recinto”.

70% dos participantes do estudo de recinto realizado pela Multidados consideraram melhor a mudança para o Parque Tejo, num universo de 1200 participantes, com uma margem de erro de 3,99% e grau de confiança de 95%. A edição especial de 20 anos do Rock in Rio Lisboa já entrou para a história”, refere a nota informativa que nos foi enviada que declara que “nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho estiveram no Parque Tejo mais de 300 mil pessoas”.

Para além do público que inaugurou a nova Cidade do Rock, muitas equipas trabalharam para que tudo corresse da melhor maneira na edição de 20 anos do Rock in Rio Lisboa: mais de 350 empresas e 14.500 credenciados contribuíram para esta edição histórica, que com 5 palcos proporcionou 48 horas de música e entretenimento par todos os gostos e idades”, acrescenta a organização.

Por um Mundo Melhor

A organização refere, ainda, que “na edição dos 20 anos do festival foram produzidos 500 mil copos reutilizáveis, com os quais se evitou a produção de 10 toneladas de resíduos”.

Rock in rio parqie Tejo segundo fim de semana | NOVUM CANAL

Com a operação de mobilidade, resultante do esforço coletivo do Rock in Rio com a Via Verde e mais dez parceiros de mobilidade – CARRIS, CP, Metro, Fertagus, Rede Expressos, FlixBus, Gipsyy, TTSL – Transtejo Soflusa -, Carris Metropolitana e Telpark – foi assegurada uma redução de “30% da pegada carbónica associada à deslocação do público para um evento desta dimensão. A operação de shuttles Carris assegurou o transporte de ida e volta de uma média de 30 mil pessoas por dia da Gare do Oriente para o Parque Tejo”.

“A utilização de geradores mais eficientes, permitiu uma redução de 80% de emissões no consumo de gasóleo e uma redução de 15% de gasóleo nos geradores, mesmo com 30.000m2 a mais na Cidade do Rock, em relação à Bela Vista”, lê-se, ainda, na nota informativa que nos foi enviada.

Cobertura no primeiro fim de semana

Nos dias 15 e 16 de junho, o Rock in Rio Lisboa teve lotação esgotada, com “160 mil pessoas, mas muitas mais foram impactadas pelo festival através de vários canais: mais de 4,7 milhões de pessoas em TV; mais de 4 milhões de pessoas em rádio e mais de 18 milhões de impressões nos conteúdos multiplataforma – trending topic nas redes sociais”.

No primeiro fim de semana, o festival registou, ainda, “mais de 2.000 notícias e  mais de 30 mil horas de visualizações de live streaming”.

rock in rio parque tejo Lisboa fim de semana dois | NOVUM CANAL

O que dizem os artistas

Foram vários os artistas que atuaram nesta edição do Rock in Rio Lisboa que deixaram nas redes sociais rasgados elogios ao festival:

Os Scorpions, uma das bandas que esteve em Lisboa deixou a seguinte mensagem: “foi simplesmente incrível celebrar o 20º aniversário do icónico Rock in Rio”.

Os Evanescence afirmaram “é difícil explicar o sentimento de atuar para 80.000 pessoas. É de ficar sem fôlego”.

A banda de hard rock de Boston Extreme referiu: “tocar para estas 100.000 pessoas foi uma honra que não se explica por palavras. Nunca vamos esquecer!”.

Já os Xutos & Pontapés referiram-se ao festival com a seguinte frase “esta vida malvada tem momentos incríveis”.

O cantor e compositor britânico Ed Sheeran definiu a sua passagem por Lisboa e pelo Rock in Rio da seguinte forma: “castelos, futebol e um concerto dos diabos. Muito amor, Lisboa”.

Jão, cantor e compositor brasileiro, disse “É muito doido estar tão longe de casa e me sentir tão em casa como me sinto aqui”.

O cantor e compositor inglês Calum Scott destacou que este foi o  seu “ maior concerto até à data…”

“80.000 pessoas no Rock in Rio Lisboa foi tudo com o que sempre sonhei”, frisou.

Já Fernando Daniel recordou “este concerto não me sai da cabeça… e eu não quero que saia da vossa”.

Público e imprensa internacional

Estiveram representados na 10.ª edição do festival mais de 106 países, sendo os principais mercados Espanha, Reino Unido, França, Suíça, Alemanha e Brasil.

Para além do público, também a imprensa internacional esteve presente no Rock in Rio Lisboa, com meios de países como Espanha, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Itália.

Impacto no Brasil

Calcula-se que o festival teve um impacto de mais de “R$ 50 milhões calculados em media espontânea e paga”, sendo que foram realizadas “3.177 notícias produzidas sobre o Rock in Rio Lisboa”.

Recorde-se que a 10ª edição do Rock in Rio Lisboa termina hoje, 23 de junho, na nova Cidade do Rock, com mais um dia esgotado, e regressa em 2026, para ficar no Parque Tejo, para fazer milhares de pessoas felizes.

ock in rio Lisboa ultimo fim de semana | NOVUM CANAL

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é a marca internacional responsável pelo maior evento de música e entretenimento do mundo. Criado em 1985 no Rio de Janeiro, é parte relevante da história da música mundial.

O evento soma já “22 edições, 130 dias e mais de 3.816 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 11,2 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock em Portugal, no Brasil, em Espanha e nos Estados Unidos”.

Em Portugal, foram realizadas, até hoje, “nove edições e dos 44 dias de festival já passaram pela Cidade do Rock de Lisboa mais de 3 milhões de pessoas e mais de 1.100 atrações musicais”.

O festival investiu mais de “225 milhões de euros, gerou mais de 87 mil empregos (diretos e indiretos), alocou cerca de 5,6 milhões de euros para causas socioambientais e promoveu inúmeras ações, entre as quais a instalação de painéis fotovoltaicos em escolas, projeto de reflorestação de floresta ardida, equipar hospitais e IPSS, construção de salas sensoriais para jovens, entre outros”.

Em 2024, o festival regressou para uma edição especial que comemora os 20 anos do Rock in Rio Lisboa, com grandes novidades entre as quais uma nova localização – no Parque Tejo Lisboa.

A nova Cidade do Rock contou com um novo palco, uma nova “Rota 85 e um novo espaço que vai celebrar 20 anos de “Por Um Mundo Melhor”, além dos já conhecidos Palco Mundo, Palco Galp, Rock Street, Super Bock Digital Stage, Chef’s Garden, ESC Online Sports Bar, Roda gigante Pisca Pisca, Slide Pepsi, Área VIP Gato Preto, entre outros”.