Primavera Sound Porto recebeu 100 mil visitantes

primavera sound 1 | NOVUM CANAL
O gasto médio diário por pessoa na cidade de Porto foi de 397,87 € e no recinto do festival cerca de 42,28 € euros por dia. Primavera Sound Porto atrai 14,1% do público estrangeiro, com destaque para a nacionalidade espanhola (18,7%), inglesa (14,0%), brasileira (12,3%), francesa (7,6%), alemã (4,7%) e italiana (4,7%). Elevado grau de satisfação do público, com 80,7% a revelar-se satisfeito e muito satisfeito com o festival, que se reflete em 80,3% dos inquiridos a manifestar a intenção de regressar na próxima edição.

O Primavera Sound Porto atraiu ao Parque da Cidade 100 mil visitantes, que geraram um impacto económico global na cidade de 43,4 € milhões de euros de acordo com o estudo realizado pelo ISAG-EBS e pelo CICET-FCVC, calculado com base nas despesas realizadas em alojamento, refeições, cultura/lazer, viagens e deslocações na cidade, entre outros gastos.

No recinto os visitantes gastaram em média 126,85 € e os residentes fora da Área Metropolitana do Porto (AMP) ou no estrangeiro realizaram uma despesa média, por dia, na cidade 397,87 €. No balanço do impacto económico, o alojamento foi a despesa mais significativa (117,74 € diários), com 29,8% dos inquiridos a escolherem o hotel para pernoitarem no Porto.

Em casa de amigos/familiares foi a preferência de 27,0% dos inquiridos, alojamento local 21,0% e hostel de 11,1%. Os visitantes permaneceram, em média, 3 noites na cidade.

Ainda relativamente aos gastos diários na cidade, nestes dias de música e festa, destaca-se também as despesas com restauração, de em média de 51,53 €, e com cultura/lazer de 39,64 €.

O Primavera Sound Porto termina com o grau de satisfação global dos inquiridos de 4,2 valores, medido numa escala de 1 a 5. Entre os vários critérios avaliados, o local foi o que mereceu melhor nível médio de satisfação (4,3), com a cenografia (4,2), restauração (4,2), programação musical (4,0) e organização do festival (4,0) também a serem apreciados pelo público.

primavera sound | NOVUM CANAL
Fotografias: Nos Primavera Sound Festival

A adoção das práticas sustentáveis da organização foi respeitada pelos visitantes, sobretudo a redução no uso de descartáveis e o aumento de uso de reutilizáveis, como os copos, (80,7%  consideraram como importante e muito importante), o reforço dos pontos de recolha (seletiva) dos resíduos no recinto (80,3%), a disponibilização de água potável não engarrafada (78,3%) e a promoção da mobilidade sustentável (76,7%).

Segundo os dados recolhidos pela equipa de investigadores do ISAG-EBS e do CICET-FCVC, que estiveram no terreno durante todos os dias do evento, identificaram que 85,5% já tinham participado anteriormente num festival, e 83,1% planeavam estar presentes, ainda este ano, em pelo menos em mais um festival.

O Primavera Sound Porto estimulou word- of-mouth e o engament com o evento, com 91,4% a concordarem e concordarem totalmente recomendar o festival, 82,7% a partilhar a experiência nas redes sociais, e 80,3% manifestaram forte intenção de regressar em 2025.

Além disso, 33,1% afirmaram já ter participado pelo menos numa das edições anteriores do festival. O Primavera Sound Porto mostra, ainda, conseguir conquistar novos públicos: 66,9% do público era estreante nesta edição.

De salientar que 34,6% dos visitantes adquiriu o passe geral e 65,4% bilhete diário.

Entre os principais motivos que atraíram o público ao Parque da Cidade foram ouvir música ao vivo (83,5% consideraram como importante e muito importante), assistir às bandas ou artistas favoritos (81,7%) e assistir a artistas de renome nacionais e internacionais (80,8%). O entretenimento e diversão (78,3%) e a atmosfera do festival (76,8%) foram indicados como outros fatores relevantes.

No que se refere aos meios de transporte utilizados para se deslocar ao recinto, destaca-se o carro (35,6%). Na lista seguem-se autocarro (23,0%), metro (10,7%), e TVDE (9,5%).

O estudo realizado conclui também que 14,1% dos 1216 inquiridos eram de nacionalidade estrangeira, com destaque para espanhola (18,7%), inglesa (14,0%), brasileira (12,3%), francesa (7,6%), alemã (4,7%) e italiana (4,7%).

Entre os visitantes internacionais e os residentes fora da AMP, que representaram 37,2% da amostra, 91,8% deslocaram-se ao Porto propositadamente para assistir ao festival, tendo 43% respondido que aproveitaram a estadia para visitar o Centro Histórico do Porto, visitar monumentos/museus (24%), fazer compras (20%), atividades gastronómicas e degustação de vinhos (18%), usufruir da animação noturna (13%), entre outros.

primavera sound 2 | NOVUM CANAL
Fotografias: Nos Primavera Sound Festival

No universo do público com residência em território português, 29,3% eram provenientes de outros concelhos do país, nomeadamente Lisboa (30,4%), Braga (13,3%), Aveiro (13,0%), Coimbra (5,4%) e Setúbal (4,7%).

Ainda, relativamente ao perfil sociodemográfico do total de inquiridos, 60,2% eram do género feminino, apresentavam uma média de idades de 28,6 anos. A maioria encontrava-se solteiro (69,7%), com nível de habilitações académicas de pelo menos uma licenciatura (70,3%).

O ISAG-EBS realiza há mais de 12 anos – e em parceria com o CICET-FCVC desde 2021 -, trabalhos de investigação aplicada em festivais e outros grandes eventos, que têm como objetivo analisar o público, o comportamento e a satisfação do consumidor, assim como avaliar as marcas patrocinadoras e o impacto económico do evento para a cidade. A parceria com o Primavera Sound Porto já é longa, tendo iniciado na segunda edição do festival.