O programa arranca com uma sessão que cruza o cinema e a música.
A autarquia destaca que “no dia 28 de junho, “A Mulher Daquela Noite” do grande mestre japonês Yasujirô Ozu será acompanhada ao vivo por uma banda sonora da autoria de Desligado, criada especialmente para o filme, uma produção conjunta do Clube Objetivo Cinema em Penafiel e do Cinemax Penafiel com o intuito de estimular a criação artística local”.
A 19 julho regressa a Penafiel a “Extensão Oficial da Monstra – Festival de Animação de Lisboa, o mais importante festival do género no país que 𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗮𝗻𝗼 𝗽𝗿𝗲𝗺𝗶𝗼𝘂 𝗼 𝗳𝗶𝗹𝗺𝗲 “𝗦𝗼𝗽𝗮 𝗙𝗿𝗶𝗮” 𝗱𝗮 𝗽𝗲𝗻𝗮𝗳𝗶𝗱𝗲𝗹𝗲𝗻𝘀𝗲 𝗠𝗮𝗿𝘁𝗮 𝗠𝗼𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼, 𝘃𝗲𝗻𝗰𝗲𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗴𝗮𝗹𝗮𝗿𝗱𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿 𝗖𝘂𝗿𝘁𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲𝘀𝗮, 𝗻𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗲𝘁𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝘂𝗿𝘁𝗮𝘀-𝗺𝗲𝘁𝗿𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀, 𝗼 𝗣𝗿𝗲́𝗺𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗣𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗲 𝗼 𝗣𝗿𝗲́𝗺𝗶𝗼 𝗘𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗝𝘂́𝗿𝗶, 𝗻𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗲𝘁𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗩𝗮𝘀𝗰𝗼 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗷𝗮”.
No dia 9 de agosto será exibida a coprodução entre Alemanha e Bélgica “Bem-vindo ao Mundo dos Ogglies”, realizada por Toby Genkel e Jens Møller, uma sessão dedicada à “longa-metragem de animação com um filme que acompanha as aventuras dos Ogglies, uma simpática família criada pelo escritor alemão Erhard Dietl, personagens que são os protagonistas de inúmeros livros que alcançaram grande sucesso”.
A edição 2024 encerra a 23 de agosto com “Ladrões de Bicicletas”, de Vittorio De Sica, um dos “grandes clássicos de sempre, mas, principalmente, um dos mais comoventes retratos de uma relação entre pai e filho”.
“Luz, Câmara, Verão” é uma iniciativa do município de Penafiel em parceria com o Clube Objetivo Cinema em Penafiel, apoio do Museu Municipal de Penafiel e do Cinemax Penafiel.
(Fotografia de destaque: DR/foto ilustrativa)