Procurar
Publicidade

Verde Gaio vai ter dois concertos em Lousada

O Projeto Cardo apresenta “Verde Gaio”, que envolve a comunidade através da música e da natureza, focado no território da Lousada.

 

 

O Projeto Cardo tem como principal objetivo intervir artística e pedagogicamente na sociedade atual através da música, focando grande parte do seu trabalho na preservação, divulgação e promoção da música tradicional portuguesa.

“Verde Gaio, novo projeto comunitário focado no território do concelho de Lousada, envolve música e natureza e tem como objetivo dar a conhecer e salvaguardar o património natural e imaterial da região através de testemunhos locais com especial foco na música, dança e conhecimentos sobre a natureza e biodiversidade”, refere fonte do projeto.

Assim, e para completar essa vertente, vai haver um concerto dia 14 de junho, no Auditório Municipal de Lousada, a partir das 21h30, sendo que a 21 de junho o concerto será no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, também às 21h30.

“Verde Gaio pretende convergir a educação musical e a educação ambiental. A música, enquanto expressão artística que, ao longo dos séculos, definiu culturas, retratou paisagens e comunidades; e a floresta, a agricultura, os ofícios e os valores naturais, são alguns dos temas que estão presentes em inúmeras canções do repertório tradicional português e é assente nelas que este projeto se desenvolveu”.

Todo o repertório trabalhado e musicado vai ser editado em livro, no qual vão constar as partituras das peças criadas para o Verde Gaio, inspiradas nos testemunhos e recolhas feitas com os grupos etnográficos e movimentos seniores de Lousada, sendo também apresentados dados concretos sobre a natureza e a biodiversidade de Lousada, valores naturais e patrimoniais que merecem ser conhecidos e protegidos.

A 28 de Setembro, serão lançados o disco e o livro de partituras.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade