Lousada: Mercado Histórico de 7 a 10 de junho

mercado historico | NOVUM CANAL
A 8.ª edição do Mercado Histórico realiza-se de 7 a 10 de junho, ocupando um recinto que se estende entre a Avenida Senhor dos Aflitos e o Largo do Pelourinho, refere a autarquia.

Segundo nota, esta iniciativa de recriação histórica do quotidiano das populações dos meados do século XVII tem vindo a afirmar-se no ambiente cultural da região.

“Distinguem-se, especialmente, pela forte componente educativa e pela participação massiva e entusiástica da comunidade escolar, através dos agrupamentos escolares do concelho e das suas respetivas escolas, professores e alunos”, salienta.

Nesse contexto, a sexta-feira, dia 7, é totalmente direcionada para o público escolar, durante o dia, bem como o espetáculo noturno.

Nos três dias seguintes, o Mercado Histórico conta com a habitual animação teatral ao longo de todo o dia, culminando num espetáculo noturno em que, mais uma vez, as peças apresentam uma forte componente de época e de contexto histórico local. Todos os dias, antes do encerramento do Mercado, tem lugar o espetáculo de fogo, combinando música e malabarismos.

Ao longo do dia, a animação musical vai ser uma constante, assegurada por diversos grupos de música antiga. Para além de recriadores, malabaristas, cuspidores de fogo, artífices e muitos mercadores, o Mercado Histórico conta com a presença das históricas tabernas, prontas para prover as refeições do dia.

Nesta feira tardo-seiscentista vai reviver-se a época pós-Restauração no contexto de uma povoação rural, mas muito marcada pelo movimento mercantil, conclui.

FOTOGRAFIA DIREITOS RESERVADOS