A autarquia desta que o “programa foi cuidadosamente desenhado para celebrar a literatura e os escritores, através de um conjunto de atividades que convidou o público a assistir e a participar em mesas redondas, conversas informais, apresentações literárias e concertos”.
Durante quatro dias, a organização lançou um olhar muito especial sobre a obra dos poetas da região, sobre a literatura e a arte sul-americana e sobre a grande literatura nacional, em particular sobre o modo como se relaciona com a guerra e o 25 de Abril.
A apresentação pública do livro “Caminhar nos Silêncios”, da autoria de Manuel Sengo, no Teatro Ribeiro Conceição, encerrou com “chave de ouro” a maratona de atividades levada a efeito.

“O evento foi bastante participado e surpreendeu o público com belos momentos poéticos e de dança”, adianta o município.
Citado em comunicado, a vice-presidente da Câmara de Lamego, Catarina Ribeiro, destaca que “através das palavras escritas, “Lamego Cidade Poema“ foi, mais uma vez, um espaço de encontro e troca de experiências entre autores e leitores. Apresentámos uma programação para todas as idades dedicada à literatura e que pôs o mundo dos livros em diálogo com outras linguagens artísticas. O resultado é francamente positivo”.
Organizada pelo Município de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego e a Rede de Bibliotecas Escolares, o festival literário teve a curadoria de Rui Rodrigues e de José Pedro Leite.
(Fotografia de destaque: DR/ Sara Vingadas)