EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Valongo recebe a Feira da Regueifa e do Biscoito no fim do mês

A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista vai regressar a Valongo, de 30 de maio a 2 de junho, para celebrar uma das principais marcas identitárias do concelho. O evento é promovido pela Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo.

Segundo reza a história Valongo é um povo ligado, há séculos, ao fabrico e comercialização do pão, da regueifa e do biscoito – uma das logomarcas associadas à identificação do Concelho, a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, considerada um dos eventos mais emblemáticos de Valongo, iniciou em 2014 e desde então cresce em grandiosidade e dimensão e é hoje um dos maiores eventos do país dedicados à panificação.

Por esta altura, saem à rua padeiros e biscoiteiros, engalanam-se as principais ruas daquele que é o eixo histórico da cidade. A par, o Mercado Oitocentista dá vida a uma das praças centrais. Gastronomia, artesanato, exposições, recriações históricas, showcooking, desfile alegórico de escolas, concurso da melhor regueifa e do melhor biscoito, grandes concertos e toda uma oferta cultural rica e diversificada são o complemento para este evento.

As atividades acontecem no núcleo central da cidade de Valongo, que estará cortado ao trânsito, designadamente no Largo do Centenário, Rua de S. Mamede, Praça Dr. Nunes da Ponte, Parque da Senra e Rua de Sousa Paupério. A entrada é livre e gratuita.

Para o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, “esta festa pertence à comunidade, faz parte da nossa alma. É impressionante a adesão de padeiros, biscoiteiros, doceiros, das escolas do Município, associações, artesãos, confrarias, e das pessoas em geral que espontaneamente decoram as suas casas e lojas para receber os milhares de visitantes que, durante todos os dias da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, passam por Valongo e ficam encantadas com o potencial da nossa terra”.

O autarca sublinha que “a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista é, sem dúvida, uma aposta ganha. Por isso, investimos tanto neste evento que tem uma adesão cada vez maior da comunidade e resultados muito positivos no tecido económico local. Temos uma tradição muito forte ligada à panificação, um filão que começa a ser devidamente explorado”, considera o autarca, manifestando a convicção de que “mais uma vez esta grande festa que é também uma homenagem a padeiros e biscoiteiros vai superar as melhores expetativas e surpreender quem nos visita”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade