Procurar
Publicidade

Penafiel vai ter mais um centro de saúde

Penafiel vai dispor de mais um centro de saúde, junta à futura central de transportes, situada em Novelas.

A informação foi avançada há instantes pelo município que destaca que reforça que irá, também, requalificar o atual Centro de Saúde da cidade, junto à Escola D. António Ferreira Gomes, num investimento total de cerca de 4,7 milhões de euros, com financiamento Municipal e do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

Numa alusão a estes dois investimentos, a Câmara Municipal de Penafiel declara que continua a “investir fortemente na área da saúde” e enquadra estas duas intervenções no que considera ser “uma reforma importante e dar mais respostas aos cuidados de saúde primários, em Penafiel”.

Citada em comunicado, Daniela Oliveira, vereadora com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Penafiel, destaca que o  “sistema de saúde português enfrenta importantes desafios associados à evolução das necessidades em saúde e ao aumento das exigências e espectativas da população”.

Para responder a estes desafios, e no âmbito da transferência de competências da Saúde para o município, procuramos desde logo, desenvolver todos os mecanismos para responder a todas as necessidades, sempre em articulação com a ARSNORTE e o ACES TÂMEGA II Vale do Sousa Sul”, reforça.

O futuro Centro de Saúde de Penafiel irá integrar a “Unidade de Saúde Familiar de S. Martinho, o Centro de Diagnóstico Integrado (CDI), os serviços de Saúde Oral e ainda o Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP)”.

O valor total da obra é de cerca de “3 milhões de euros, com uma comparticipação PPR a rondar os 2 milhões de euros e um investimento municipal na ordem de 1 milhão de euros”.

Citado, também, em comunicado, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, revela que este é “mais um investimento de grande importância para o território”.

Fotografia: DR/Câmara de Penafiel

Com a construção deste novo equipamento de saúde, junto à central de transportes, estamos também a reforçar o nosso planeamento estratégico permitindo uma maior expansão da cidade de Penafiel, neste caso para a zona ocidental, como aconteceu, comparativamente, com a construção do Ponto C, que alargou a cidade para a zona do Cavalum”, manifesta.

Unidade de Saúde Familiar de Penafiel 1 vai ser requalificada

A autarquia avança, ainda,  que “mesmo com a construção do novo equipamento de saúde familiar, junto à Central de Transportes, em Novelas, o Município de Penafiel vai requalificar a Unidade de Saúde Familiar de Penafiel 1 (Centro de Saúde) já existente na cidade, junto à escola D. António Ferreira Gomes, num custo total de cerca de 1.7 milhões de euros, com um financiamento PRR de cerca de 800 mil euros, e o restante valor a cargo do município de Penafiel”.

Fotografia: DR

Esta requalificação vai permitir “melhorar a estrutura do edifício e a sua eficiência energética”.

As obras vão incidir também na aplicação de “isolamento térmico nas paredes, a colocação de nova cobertura, assim como a substituição das caixilharias existentes, solucionando assim problemas de infiltração”.

Além destes trabalhos, esta intervenção vai permitir “reorganizar vários serviços, com a redistribuição da Unidade de Saúde Familiar Três Rios e da Unidade de Saúde Familiar Pena Fidélis e reorganizar a Unidade de Apoio à Gestão“.

A Saúde Materno Infantil vai ser melhor enquadrada neste novo sistema”, lê-se na nota informativa que nos foi enviada que salienta que a Unidade de Saúde Familiar de Penafiel 1 vai, ainda, colher a Unidade de Recursos Assistencial Partilhados.

(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Penafiel)

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade