A decorrer entre os dias 7 a 13 de maio, esta campanha tem como objetivo “alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução”.
A campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” integra ações de sensibilização da ANSR em território continental, operações de fiscalização pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o PNF de 2024, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que respeita ao manuseamento do telemóvel durante a condução”.
A ANSR, a GNR e a PSP relembram que o uso do telemóvel ao volante é um “risco para a segurança do próprio e dos outros”, salientando que os “condutores que utilizam o telemóvel durante a condução são mais lentos a reconhecer e a reagir a perigos”.
As autoridades advertem que a “distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação”, salientado que o “uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito pelas regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões”.
Refira-se que esta é a “quinta das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas para este ano no âmbito do PNF de 2024”, sendo que até ao final do ano serão realizadas mais sete campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.
As autoridades recordam, ainda, que a “50 km/h, olhar para o telemóvel durante três segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros”, sustentando que a “utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente, causando um aumento no tempo de reação a situações imprevistas”.
As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente pela ANSR, GNR e PSP, desde 2020, com temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos.
O PNF de 2023 consagrou como prioritários os temas coo a velocidade, álcool, acessórios de segurança e telemóvel.
Relativamente a 2024, para “além dos quatro temas acima referidos, foi ainda adicionado um novo capítulo sobre a fiscalização dos veículos de duas rodas a motor”.
(Fotografia de destaque: DR/foto ilustrativa)