Saliente-se que este documento define o objeto, as entidades aderentes, os critérios de adesão ao roteiro, enumera os direitos e os deveres das entidades promotoras e aderentes, identifica as infrações e incumprimentos ao regulamento, bem como a sua vigência, definindo, também, as empresas de animação turística, alojamento, quintas e restaurantes como agentes aderentes do REVS.
Citada em nota, a presidente do Conselho Diretivo da AMDT, Cristina Vieira, refere que “a criação desta ferramenta do Roteiro Enogastronómico do Verde Sentido é fundamental para o seu bom desempenho.”
“A marca Verde Sentido vai dar um impulso ao turismo da região, cativando os visitantes através de experiências que os façam permanecer mais que um dia quer pelo património cultural, gastronómico, vínico quer pelas múltiplas atividades possíveis pelo turismo de natureza que a região contempla. É hora de reunirmos mais operadores do setor turístico e proporcionar a melhor passagem pela nossa região”, defende.
Os operadores interessados em aderir ao REVS podem consulta o www.douroetamega.pt/ambt2/uploads/document/file/174/regulamento.pdf.
A marca “Verde Sentido”, é um projeto BTinova 2.0 (financiado no âmbito da Operação NORTE-02-0853-FEDER-037628 – BTinova 2.0 – Sistema de Ações Coletivas – Qualificação), conjunto da Associação de Municípios do Douro e Tâmega e da Associação Empresarial de Amarante, que engloba os municípios de Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Marco de Canaveses, Mondim de Basto e Resende e teve como objetivos principais a capacitação e qualificação dos operadores turísticos do Douro e Tâmega, nomeadamente da restauração, de unidades de alojamento/enoturismo e de empresas de animação turística.
Como consequência deste trabalho, foi concebido o Roteiro Enogastronómico “Verde Sentido”, promovendo este território como um destino que se destaca pela qualidade da sua paisagem, da gastronomia e do Vinho Verde. O projeto agrega, atualmente, 50 operadores dos 7 municípios.
Destaque-se que este projeto está a desenvolver trabalhos para a realização de uma conferência de carácter internacional, a realizar no último trimestre do ano, que contará com o apoio da “Great Wine Capitals” e a participação de especialistas em Enoturismo Nacionais e Internacionais.