No mesmo documento, o clube amarantino evidencia que recebeu a notificação do castigo na sexta-feira, 10 de maio, e que a decisão “é referente ao jogo realizado a 4 de junho de 2023, entre o Amarante FC e o Vianense SAD, jogo da última jornada da fase de subida da época transata”.
Refira-se que o Amarante FC é alvo deste processo “por suposto apoio a um grupo organizado de adeptos e por alegada concessão de apoios e facilidades”. “Tal decisão causa estranheza, pois tal apoio foi concedido a escolas e a associações desportivas do concelho e não a nenhum grupo organizado”, acrescenta, dizendo que “apenas com recurso ao TAD (Tribunal Arbitral do Desporto) seria possível recorrer, sendo que os custos são incomportáveis para uma instituição da nossa realidade”.
“Lamenta-se que uma decisão referente à época transata seja deliberada no momento em que decorre a fase de acesso à Liga 3, colocando em causa a equidade desportiva e lesando gravemente a vida financeira do clube”, defende. “Apelamos ao apoio dos nossos sócios, adeptos e simpatizantes de forma a ultrapassar todas as adversidades na nossa caminhada”, conclui o comunicado.
Em termos classificativos, o Amarante FC, após três jornadas decorridas, está no segundo lugar da tabela, em zona de subida, com quatro pontos, os mesmos do São João de Ver, e três de atraso para o líder Limianos. Já o Pevidém ocupa a última posição, com um ponto.