Este é um projeto do município que tem em vista incrementar a “consciencialização cívica nos jovens, de modo que compreendam a complexidade dos problemas na gestão pública, a limitação de recursos financeiros e a necessidade de tomar opções que favoreçam o presente e o futuro de todos”.
O OPJ tem, também, como objetivos reforçar a “ligação entre a autarquia e os seus munícipes e, consequentemente, aperfeiçoar a qualidade do processo democrático local”.
O Orçamento atribuído corresponde a “30 mil euros, para o projeto vencedor”.
“O processo participativo assenta na consulta direta, sob forma de proposta, dos cidadãos jovens, residentes no município de Lousada, com idades compreendidas entre 14 e os 30 anos, inclusive”, refere a nota informativa que nos foi enviada.
Todas as propostas apresentadas devem ser relativas a “investimentos municipais, enquadradas nas necessidades municipais e conjugadas com as linhas de orientação gerais para a promoção do superior interesse público”.
A submissão das propostas deve ser efetuada até dia 14 de junho, seguindo-se a análise técnica das propostas rececionadas, entre dia 17 e 21 de junho.
A publicação das propostas e consequente votação decorre de 1 de julho até 8 de agosto.
Os resultados vão ser conhecidos a 12 de agosto, no Dia Internacional da Juventude.
(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Lousada)