A proposta, preconiza, ainda, o fim das taxas nos lanços e sublanços em ex.scuts do interior que careçam de vias alternativas que possibilitem que os automobilistas possam aceder às mesmas em segurança.
Além da A4 – Transmontana e Túnel do Marão, a proposta prevê o fim das portagens na “A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho”.
A proposta estipula, ainda, o fim das portagens nos “troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque”.
O PS, na proposta, refere que a coesão territorial tem que ser “mesmo um desígnio do país e quer reforçar esse compromisso com respostas concretas e ambiciosas”.
O Partido Socialista adianta que a “eliminação das ex-scut é um passo na direção certa e contribui para encurtar distâncias que são geográficas, mas também sociais e económicas”.
“E não há nada que nos impeça de avançar já com esta medida”, acrescenta o PS na mesma proposta.
O PS defende que o projeto de lei “responde a desafios sentidos por muitos Portugueses, repondo a justiça e o respeito por quem vive e trabalha no interior do País. É por todos esses cidadãos que fazemos e continuaremos a fazer uma oposição séria e construtiva”.
A proposta contou com os votos a favor do BE, PC, o partido Livre, Chega e o PAN.
PSD e CDS votaram contra.
A Iniciativa Liberal absteve-se.
(Fotografia de destaque: DR/foto ilustrativa)