Procurar
Publicidade

Valongo: Sexta edição do Onomatopeia com cartaz diversificado

A 6.ª edição do Onomatopeia, Festival de Literatura Infantojuvenil de Valongo, decorre entre 8 e 12 de maio, para celebrar a lusofonia, a liberdade e Matilde Rosa Araújo.

A sexta edição do Onomatopeia integra a segunda edição do Prémio Ibérico de Literatura Infantojuvenil Álvaro Magalhães, cujo vencedor será revelado a 10 de maio.

Festival de Literatura Infantojuvenil de Valongo integra um cartaz diversificado, num certame de quatro dias, com mais de 120 horas de programação e mais de 40 convidados.

Além de autores, estarão presentes neste certame “ilustradores, músicos, artesãos, pedagogos e performers, integrando, pela primeira vez um programa de formação acreditada para docentes, um público essencial para o sucesso já alcançado até hoje e ao qual o futuro do Onomatopeia quer estar indissociavelmente ligado”.

Citado em comunicado, José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, destaca que este festival tem como objetivos “incentivar a formação de leitores críticos, seres pensantes que se tornam pessoas especiais… cidadãos mais responsáveis, solidários e envolvidos na comunidade”.

O autarca recorda que o Onomatopeia há seis anos se “orgulha de continuar a juntar leitores crescidos a cada vez mais leitores a crescer”.

Fotografia: DR

A edição deste ano do Onomatopeia terá os dois primeiros dias especialmente dedicados às escolas e o fim de semana a leitores de todas as idades e terá como um dos seus pontos altos as “batalhas de palavras que, mais uma vez, serão travadas por bravos autores que aceitaram este desafio de criar narrativas em direto e sem rede, numa generosa e única partilha de um processo criativo partilhado e que só os leitores presentes terão o privilégio de assistir”.

Frente a frente estarão no sábado à noite: “Lúcia Vicente e Renato Filipe Cardoso, Adélia Carvalho e Rita Dias, Katia Casimiro e João Fernando André, Raquel Patriarca e António Mota, Valter Hugo Mãe e Marta Bernardes”.

A moderação estará novamente a cargo de Tito Couto.

Depois das batalhas, a música de Dela Marny encerrará o penúltimo dia do festival em festa… como se querem todos os festivais.

O município recorda que este ano será também o “ano da internacionalização do festival com presença especial de diversos convidados oriundos de países de língua portuguesa (Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Brasil), numa celebração da lusofonia propositadamente coincidente com o 50.º aniversário do dia em que Portugal ganhou o direito à liberdade democrática e os povos da África lusófona ganharam o direito à liberdade enquanto nações”.

2.ª edição do Prémio Ibérico de Literatura Infantojuvenil Álvaro Magalhães

A 10 de maio serão conhecidos os autores distinguidos este ano pelo Prémio instituído pelo município de Valongo no âmbito do Onomatopeia em homenagem a Álvaro Magalhães pelo seu contributo para a valorização e promoção da literatura infantojuvenil de qualidade.

Álvaro Magalhães, que integra o júri juntamente com Adélia Carvalho e Raquel Patriarca, marcará novamente presença no momento da revelação dos escritores que se sucedem a Afonso Cruz (1.º prémio) e Capicua (menção honrosa), distinguidos em 2023, ano da primeira edição deste prémio.

Outras das novidades deste ano do Onomatopeia é a “integração de uma formação acreditada para professores no programa, formação essa que contará desde logo com a participação de José Pacheco, professor, designer educacional e autor, fundador da “Escola da Ponte” em Portugal e do “Projeto Âncora no Brasil” e que, juntamente com a Psicopedagoga Ludmila Duarte, e no âmbito do périplo “Abril da Educação”, apresentarão as Novas Construções Sociais de Aprendizagem em Portugal, no dia 8 de mailo às 18:00, na Biblioteca Municipal de Valongo.

Leitura e Liberdade” com a escritora Raquel Patriarca e “História de Mão em Mão” com a ilustradora Evelina Oliveira são as ações de formação especificamente previstas para professores que se seguirão e que decorrerão no dia 10 de maio à tarde, igualmente na Biblioteca Municipal de Valongo.

(Fotografia de destaque: DR/Onomatopeia Festival de Literatura Infantojuvenil de Valongo /Facebook/foto ilustrativa)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade