Refira-se que este serviço já é implementado desde 2021 nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende.
A CIM Tâmega e Sousa refere que este é “um serviço público complementar à rede regular de transporte rodoviário em localidades ou períodos em que a oferta de transporte é insuficiente”.
Este serviço irá assegurar o transporte dos passageiros até à sede e aos centros de saúde do concelho de Celorico de Basto.
Este serviço tem como principal objetivo “melhorar as condições de mobilidade da população deste concelho, marcado por um povoamento disperso e por uma baixa densidade populacional, aumentando a cobertura da rede de transportes coletivos existente em áreas ou períodos do dia onde esta é deficitária”.
À semelhança do transporte coletivo regular, o Liga tem paragens e horários pré-definidos.
Este serviço distingue-se do transporte regular por só “circular quando o serviço é previamente solicitado pelo passageiro através de uma central de reservas”.
“Deste modo, o transporte só será realizado se, antecipadamente, o Liga tiver sido pedido e só serão efetuadas paragens nos locais com reserva”, declara a CIM Tâmega e Sousa que salienta que para utilizar o Liga, os passageiros terão de efetuar a sua reserva até às 15h do dia útil anterior ao da sua viagem, através de chamada telefónica para o número 255718348.
As paragens, os horários e os tarifários deste serviço estão disponíveis no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em https://liga.cimtamegaesousa.pt.
(Fotografia de destaque: DR/foto ilustrativa)