O certame contou com a presença de inúmeros visitantes, das mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido.
O certame contou, ainda, com a participação de 11 vinicultores locais, para além do artesanato, da gastronomia, da doçaria tradicional, da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, e do Restaurante da Feira, este ano com exploração a cargo da Comissão de Festas do Sr. dos Aflitos, que apresentou as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.
O presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa, relevou o elevado número de visitantes que passaram pelo certame, o empenho e vontade dos produtores locais assim como a sua importância para dinâmica económica do concelho.
António Costa, assumindo a realização e a continuidade do evento no próximo ano, prometendo manter uma dinâmica cada vez mais forte nesta mostra que já é uma referência concelhia.
O presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, prometeu um trabalho empenhado, enquanto deputado da nação, na defesa dos grandes anseios do concelho e da região, e louvou a organização da feira como um certame já consagrado no concelho.
O deputado Paulo Cavaleiro realçou a importância do certame na afirmação de uma terra que tem “grande dinâmica na produção vitícola”, tendo destacado a vontade do executivo municipal trabalhar para valorizar os recursos endógenos e valorizar a atratividade económica no concelho.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara de castelo de Paiva, José Rocha, referiu-se ao certame como constituindo uma marca de excelência para Bairros, salientando a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho.
O edil paivense sublinhou o trabalho “empenhado do seu executivo na valorização e promoção do território e dos produtos da terra, potenciando negócios e melhores condições para todos os que vivem do sector primário, valorizando o seu trabalho e permitindo melhorar os rendimentos”.
Depois da abertura oficial e receção às entidades convidadas seguiu-se um périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se depois animação de rua com a Micas Arrebitada, o Grupo de Concertinas Amigos da Terra, e animação com Nel Marçal.
Pelo certame passou o Rancho Folclórico de Bairros, a Banda Marcial de Bairros, com temas alusivos à temática do vinho, e o grupo de música tradicional “ Os Amigos da Sexta “.
Recorde-se que esta 20.ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia.